TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING POLITICO

Trabalho Escolar: MARKETING POLITICO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  3.371 Palavras (14 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 14

Curso: Administração

Disciplina: Marketing I

Profº. Edgleusson Noronha

Equipe: Aline Feitosa, Erica Sousa, Merandulina Barreto,

Rosa Rodrigues, Yanne Cristina.

TAUÁ-CE - 2014

Numa cultura voltada para as inovações, como a nossa, os erros não são malvistos. A cada erro realizado, a administração não diz: ‘que estúpidos vocês são. ‘ E sim: ‘ o que nós podemos aprender com a falha?’”

Lívio De Simone, presidente mundial da 3M

RESUMO:

O Marketing de empresas desempenha a função de identificar e atender às necessidades do consumidor através de produtos ou serviços adequados. Em Marketing Político o candidato a um cargo eletivo é considerado um produto. Assim como o primeiro, possuem diretrizes que bem utilizadas que apoiam o candidato a identificar nos seus eleitores alvo, seus desejos, suas necessidades. Isso possibilita criar ações para o lançamento e sustentação eleitoral, no qual baseia-se no entendimento do comportamento das pessoas e dos grupos, como por exemplo, as formas de participação política, o processo decisório do voto e a utilização das novas tecnologias de comunicação na formação e difusão do pensamento político.

No Marketing Político o homem é o alvo da pesquisa, mas sabe-se que este homem também tem uma dimensão biológica, social, histórica, econômica e psicológica. Muitas são as técnicas e procedimentos cujo objetivo é avaliar aspectos psicológicos do eleitorado, visando embasar estratégias para aumentar a aceitação do candidato junto à população, segundo Figueiredo literalmente tais técnicas centra-se: i) na imagem dos candidatos, dos partidos políticos e dos adversários, ii) nos aspectos psicológicos dos eleitores e, por fim, iii) no acompanhamento de todo o processo eleitoral, intervindo de modo ativo conforme os objetivos pretendidos.

INTRODUÇÃO

É impossível pensar em eleições nos dias de hoje, sem pensar numa estrutura de marketing atuando em todos os segmentos do eleitorado. A propaganda eleitoral deixou de ser apenas o ato de imprimir alguns milhares de folhetos e colocar nos muros da cidade com o nome do candidato, mas por detrás das eleições temos o marketing político, os candidatos, os partidos, as pesquisas de mercado e as estratégias de comunicação.

Para ser formulada tal imagem, entra em cena o Marketing político, tecnicas de segmento específico dentro da comunicação mercadológica voltada para o ambiente político que visa estreitar a relação de expectativa de um determinado grupo de pessoas em relação às questões que envolvem seu cotidiano e a materialização da mesma em um candidato a um cargo público no período eleitoral, ou seja, políticos que em meio de propostas se elegem, através de ações e projetos.

O marketing político melhor explicando é uma propaganda política, como nos horários eleitorais. Candidatos a presidência, ministro, prefeito e etc, fazem sua propaganda, voltada para a política e bens da humanidade realizam Estudo e Ação de mercado, utilizado para segmentar grupos sociais, desejos e anseios da população, desenvolvendo sintonia entre aquilo que o político deseja fazer e o seu público-alvo espera e necessita.

Portanto marketing político é um conjunto de técnicas e procedimentos que tem como objetivos adequar um candidato/candidata ao seu eleitorado potencial, procurando fazê-lo, num primeiro momento, conhecido do maior número de eleitores possível e, em seguida, mostrando o diferente de seus adversários, obviamente melhor posicionado.

Adequar o candidato/candidata ao seu eleitorado potencial significa, basicamente, saber o que pensam e o que querem os eleitores em determinado momento.

HISTÓRICO

A Ciência Política tem como objeto de estudo os fenômenos políticos, particularmente as questões relativas ao poder, procurando examinar criteriosamente os fatos, atendo-se não só à descrição como também à explicação destes fenômenos. O marketing ganhou impulso após a Segunda Guerra Mundial, na medida em que a tecnologia permitiu ao homem produzir em escala industrial um grande número de bens de consumo.

Percebe-se que muitas das ações de marketing político hoje utilizado, partiram da necessidade de criatividade e inovação dos personagens da nossa história política, além de revelar as limitações de disponibilidade midiática para a transmissão e coleta de informações, além da falta de meios para locomoção.

No novo cenário que vivemos, ainda mostra um distanciamento significativo entre a Ciência Política e o Marketing Político. Ambos parecem estar em posições opostas, de um lado, os adeptos do Marketing Político defendem que a escolha eleitoral cada vez mais se distancia do plano racional e, sendo assim, afirmam que questões acadêmicas sobre Ciência Política são pouco pragmáticas no sentido de permitir uma atuação mais direta no processo político. De outro lado, os acadêmicos acusam os marketeiros de reduzirem o fenômeno político a uma questão estética e psicológica, uma vez que suas preocupações recaem sobre a construção de uma imagem dos candidatos a cargos públicos, que desperta a sensibilidade emocional do eleitor, deixando de lado um aspecto mais importante que é o da ideologia partidária, em que se inclui a discussão de projetos mais amplos para a sociedade e a humanidade.

FASE DA PRODUÇÃO

Na fase mais antiga, os candidatos utilizavam-se de princípios básicos de divulgação para implantar sua campanha, fazendo o que seus conselheiros ou assessores, e eles próprios, achavam que seria melhor para os cidadãos.

Com isto, implantavam uma verdadeira “roleta”, onde a sorte do acerto de suas ações era sentida depois de as mesmas serem postas em prática, muitas vezes gerando o descontentamento da maioria. O marketing eleitoral tinha então mão única, as ações eram impostas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com