TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEDIAÇÃO DIFERENCIAL

Tese: MEDIAÇÃO DIFERENCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  Tese  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

PREPARATÓRIO PARA A PROVA DO GRAU “A”

1- QUANDO UM SUJEITO ESTÁ TENDO SUA POSSE ESBULHADA E REPELE O ESBULHO POR SUA PRÓPRIA FORÇA ESTA REALIZANDO UMA AUTOTUTELA? SIM / ESTA COMETENDO UM ATO ILICITO? NÃO, POIS CONFORME O ART. 1210 C.C, O POSSUIDOR TURBADO TEM O DIREITO DE RESISTIR POR SUAS PRÓPRIAS FORÇAS, DESDE QUE O EXERCICIO DA AUTOTTELA SEJA FEITO DE FORMA IMEDIATA E NÃ CONTRARIE OU EXCLUA A ADOÇÃO DE OUTRAS MEDIDAS, POSSIBILITADAS PELA JURISDIÇÃO E SE TOMA A FORÇA O DINHEIRO DA CARTEIRA DE ALGUÉM QUE LHE DEVE ESTA REALIZANDO AUTOTUTELA? NESTE CASO NÃO ESTA REALIZANDO A AUTOTUTELA HÁ ILICITUDE? SIM, NESTE CASO HÁ ILICITUDE.

A autotutela, datada desde os primórdios da civilização, consiste na defesa dos direitos através do emprego de diversos instrumentos, tais como a força bruta e meios bélicos. Esta modalidade de solução de conflitos ainda perdura entre nós através do esforço imediato constante do “art. 1210 C.C”, onde o possuidor turbado ou esbulhado tem direito de resistir por suas próprias forças, desde que o exercício da autotutela seja feita de forma imediata, não contrariando ou excluindo a adoção de medidas, outras, possibilitadas pela jurisdição.

2- DIFERENCIE A CONCILIAÇÃO DA MEDIAÇÃO:

ENQUANTO NA MEDIAÇÃO O MEDIADOR DESEMPENHA O PAPEL DE FACILITADOR DA COMUNICAÇÃO ENTRE AS PARTES PARA QUE CONSIGAM RESOLVER O PROBLEMA, NA CONCILIAÇÃO, O CONCILIADOR ORIENTA AS PARTES NA ELABORAÇÃO DE UM ACORDO.

3- DIFERENCIE A JURISDIÇÃO DA ARBITRAGEM:

Não se ignoram as diferenças existentes entre o poder estatal e o arbitral. Enquanto a natureza do primeiro decorre do monopólio do Estado de impor regras aos particulares, através da autoridade, do poder e da soberania, o segundo é conseqüência da própria vontade das contratantes.

4- Conceitue e exemplifique a jurisdição na visão de Chiovenda, Allorio e carnelutti:

Chiovenda - No começo do século XX, Chiovenda (2002) conceituava jurisdição como sendo “a função do Estado que tem por escopo a atuação da vontade concreta da lei por meio da substituição, pela atividade de órgãos públicos, da atividade de particulares ou de outros órgãos públicos, já no afirmar a existência da vontade da lei, já no torná-la, praticamente, efetiva.” A teoria de Chiovenda sobre a jurisdição parte da premissa de que a lei, norma abstrata e genérica, regula todas as situações que eventualmente ocorram em concreto, devendo o Estado, no exercício da jurisdição, limitar-se à atuação da vontade concreta do direito objetivo. Em outras palavras, limita-se o Estado ao exercer a função jurisdicional, a declarar direitos preexistentes e atuar na prática os comandos da lei. Tal atividade caracterizar-se-ia, essencialmente, pelo seu caráter substitutivo, já enunciado. Não limita atividade jurisdicional ao poder judiciário. Exemplo - o usucapião e o inventário e partilha

Allorio - Allorio (1963), por sua vez, desenvolveu doutrina que se baseou na coisa julgada, sustentando que tanto o julgador quanto o administrador aplicam a lei ao caso concreto, mas só a atividade do primeiro seria capaz de se tornar imutável. Para Allorio, um ato só poderia ser considerado exercício da jurisdição, se houvesse lide

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com