TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Idade Media

Artigos Científicos: A Idade Media. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2013  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  1.856 Visualizações

Página 1 de 2

Em pouco tempo, a expressão medieval passou a designar todo o período compreendido entre os séculos V e XV, tornando-se comum a sua utilização entre os humanistas, que não menosprezavam apenas o latim do "período intermediário". Criticavam e contestavam também a arte, a vida religiosa, a filosofia e a organização política e social. [...] toda a Idade Média, a partir de então, foi, de uma maneira geral, percebida de forma preconceituosa, como um período marcado pela superstição e pela ignorância, uma verdadeira "idade das trevas" ou uma "noite de mil anos., na verdade um preconceito, resultou da percepção de múltiplos sujeitos históricos da época (religiosos protestantes, soberanos absolutistas, burgueses e intelectuais)

Ainda na segunda metade do século XVIII, à luz do racionalismo iluminista, criticou-se a influência da Igreja Católica no campo político e o forte apelo religioso da época medieval. Voltaire [...] afirmou que "as religiões são como pirilampos, só brilham onde há escuridão". O forte anticlericalismo de vários pensadores iluministas [...] explica, em boa parte, o reforço ao preconceito contra a Idade Média.

Foi apenas no século XIX, no contexto do Romantismo, que se iniciou a "reabilitação" do período medieval, pois as identidades nacionais, tão caras aos românticos, encontravam aí suas raízes

No entanto, é importante destacar que essa "reabilitação" também foi marcada pelo preconceito, uma vez que se idealizou a Idade Média como a época dos "grandes cavaleiros" e da "nobreza", de seus valores, princípios e sentimentos; do "amor cortês"; da ação "descomprometida" da Igreja Católica, que impunha a ordem através da "trégua de Deus" e amparava os "fracos e oprimidos"; dos "heróis nacionais", etc. Construía-se, dessa forma, um "preconceito às avessas", já que a Idade Média era concebida de forma idealizada [...].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com