TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas Eclesiasticas Na Idade Media

Casos: Estruturas Eclesiasticas Na Idade Media. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2013  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  1.723 Visualizações

Página 1 de 3

Estruturas Eclesiásticas na Idade Média (resumo)

In:______FRANCO JR, Hilário. Idade Média: O nascimento do Ocidente. São Paulo: brasiliense, 1986.

Por André Wagner Rodrigues

Num primeiro momento (Alta Idade Média – sécs. III – VIII), a organização da hierarquia eclesiástica visava a consolidação da recente vitória do Cristianismo.

A seguir (Alta Idade Média séc. VIII – X) , a aproximação dos poderes políticos, garantia à Igreja maiores possibilidades de atuação.

Numa terceira fase (Idade Média Central – sécs. X-XIII), o corpo eclesiástico separou-se completamente da sociedade laica e procurou dirigi-la, buscando erigir uma teocracia que esteve em vias de se concretizar em princípios do século XIII.

Por fim (Baixa Idade Média – sécs. XIII-XV), as transformações que a cristandade conhecera, viabilizaram o projeto papal e prepararam sua maior crise, a Reforma Protestante do século XVI.

Igreja: herdeira natural do Império romano?

Para tanto, precisa ter sua própria hierarquia (supervisionar os ofícios religiosos; orientando quanto as questões dos dogmas; executando obras sociais; combatendo o paganismo, etc.)

Pelo texto bíblico – cristo dera aos apóstolos autoridade para expelir demônios, curar doenças e difundir sua doutrina. Os apóstolos, por sua vez, transmitiram isso aos bispos, isto é, anciãos da comunidade, que fizeram o mesmo com seus auxiliares.

Enfim, por sua própria natureza, o Clero estava distanciando dos demais cristãos.

Heresias (força e também fraqueza do cristianismo): elemento de formação e organização da igreja

Questões de doutrina eram debatidas sobretudo nos concílios ecumênicos, que reuniam bispos de todas as regiões, expressando a universalidade da Igreja.

Concílio de Nicéia (325), este foi o primeiro Concílio Ecumênico da Igreja, convocado pelo Imperador Flavius Valerius Constantinus (285 - 337 d.C) visava fundamentalmente se posicionar diante do arianismo.

Trezentos Bispos se reúnem para decidir se Cristo era um ser criado (doutrina de Arius) ou não criado, e sim igual e eterno como Deus Seu Pai. A igreja acabou rejeitando a idéia ariana de que Jesus era a primeira e mais nobre criatura de Deus, e afirmou que Ele era da mesma "substância" ou "essência" (isto é, a mesma entidade existente) do Pai.

Qual a diferença entre Clero secular e Clero regular?

Clero secular – da palavra latina “Saeculum” voltado para as atividades em sociedade – ministrar sacramentos, orientar espiritualmente, ajudar os necessitados.

Clero regular – etimologicamente “regulas”, era constituído por indivíduos que buscavam servir a Deus vivendo em solidão, penitência e contemplação: as ordens monásticas.

São Bento (480-547) Monge italiano: fundou a ordem beneditina em Montecassino na Itália em cerca de 540 d.C. Sua Regra, elaborada em 534 transcorre do preceito ora et labora (Oração e trabalho para alcançar a Deus) ou melhor: Castidade, pobreza e obediência de forma concreta e equilibrada no quotidiano dos beneditinos.

Igreja:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com