TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MINHA MONOGRAFIA O SUICIDIO

Por:   •  2/11/2021  •  Monografia  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

MARIA ONEIDE QUEIROZ DA SILVA

SUICIDIO O MAL DA ATUALIDADE

RIO BRANCO

2017

MARIA ONEIDE QUEIROZ DA SILVA

SUICIDIO O MAL DA ATUALIDADE

Monografia apresentada ao Curso de Bacharelado em Ciências Sociais, departamento de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Acre, como requisito parcial para conclusão do Curso.

Orientador: Prfº Dr. Fernando Peres Peixoto

RIO BRANCO

2017

Código de Catalogação

TERMO DE APROVAÇÃO

DEDICATÓRIA

AGRADECIMENTOS

EPÍGRAFE

RESUMO (PORTUGUÊS)

ABSTRACT

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

LISTA DE GRÁFICOS

LISTA DE FOTOGRAFIAS

LISTA DE TABELAS

LISTA DE SIGLAS

LISTA DE ABREVIATURAS

SUMÁRIO

INTRODUÇAO

Neste trabalho iremos discorrer a cerca de um tema bastante polêmico e muito complicado de se falar, trata-se de uma constatação e ao mesmo tempo de uma interrogação a cerca dos casos de suicídio que vem ocorrendo de forma cada vez mais constante na cidade de Rio Branco, no Brasil ou ate mesmo fora do Brasil.

Porém de inicio o que mais nos chamou atenção foi realmente o crescimento desses casos e sua repercussão em meio a sociedade, levando em conta a necessidade de compreender o que tem levado tantas pessoas a cometerem tal ato contra sua própria vida, sabemos também que tanto os psicólogos os psicanalistas e outros profissionais desta área tem se debruçado a procura de entender os motivos que levam a algo tão estremo, no entanto nos enquanto sociólogos e estudantes da sociedade também temos tentado entender este fenômeno suas razoes e possível causas.

Para isso neste trabalho iremos buscar entender os índices e as faixas etárias das pessoas que cometem suicídio na cidade de Rio Branco, bem como o perfil a forma de interagir com as outras pessoas e as prováveis causa que podem levar a cometer o suicídio.

Para tanto teremos como base de nossa pesquisa o livro “O suicídio” de Émile Durkheim, uma vez que esta obra é de suma importância para entendermos este fenômeno, pois de acordo com Durkheim os valores sociais são determinados pela natureza particular das sociedades e que a critica desses valores poderia abrir espaço para que a sociologia formulasse uma ética que viesse a substituir a moral. No entanto seus estudos sobre o suicídio não se submetem a essa visão de critica aos valores sociais, pelo contrario para falar sobre o suicídio enquanto fenômeno sociológico ele lançou mão da estatística como sendo uma forma dinâmica e direta de conceituar os vários tipos de morte e entre elas podemos destacar a morte que é cometida pela própria pessoa (o suicídio) nos casos do acre levaremos em conta as ocorrências desses casos em meio à sociedade e o auto índice de ocorrências entre os jovens e não jovens. Falaremos um pouco sobre o tema “O Suicídio”, pois este é um fato que abrange a sociedade no seu todo e de forma indiscriminada. Além do mais, pensamos que não se tem dado a importância que este tema merece, isso nos leva a pensarmos cada dia mais em como seria importante conhecermos mais a fundo este assunto e sobre o que esta por trás deste fenômeno.

Nesse sentido iremos fazer uma releitura deste fenômeno social tomando como base os dados das ocorrências que se deram entre os anos de 2000 e 2016, a começar pelo Brasil e por fim faremos um recorte em especifico para o acre

O suicídio é cada vez mais um fenómeno social de relevancia em todas as sociedades pelo mundo fora. Cada vez mais homens e mulheres enveredam pelo caminho da morte voluntária, e nem sempre se consegue compreender porquê. Porque será que quem parece ter tudo para ser feliz, de repente decide cometer um ato tão macabro? É isto que nos choca e nos leva muitas vezes, a repensar sobre o verdadeiro valor que a vida tem para nós.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (93.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com