TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

Trabalho Escolar: MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  9.701 Palavras (39 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 39

desenvolvimento ecônomico dos países do agrupamento brasil,rússia,índia,china,áfrica do sul(brics).

Noélia Silva S. Carvalho

Resumo

Neste artigo abordar-se-á o desenvolvimento econômico dos países do agrupamento Brasil, Rússia,Índia,China,África do Sul (BRICS). O objetivo geral é comparar o desenvolvimento econômico destes países.Já os objetivos específicos são: discorrer sobre o produto interno bruto(PIB)por habitante, ademais falar-se-á sobre o Índice de Gini,a Curva de Lorenz e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que estão relacionados com a questão de desigualdade de renda. O BRICS é um agrupamento econômico composto por cinco países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Não se trata de um bloco econômico ou uma instituição internacional, todavia sim um instrumento internacional no paradigma de um agrupamento informal, ou seja, não registrado de maneira burocrática com estatuto e carta de princípios. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica.O PIB per capita dos países são: China(9,8% e 8,65%)seguida da Índia (5,9% e 3,89%),do Brasil (2,2%) e 0,53%)e por último a Rússia (1,1% e – 0,80%).A outra distribuição da renda e o acesso bens e serviços fundamentais tais como: educação, saúde, saneamento básico é uma vicissitude banal a ser enfrentada por muitos países do BRICS embora todos terem Índia e China.

Palavras-Chave

BRICS.Comparação.Desenvolvimento ecônomico.

1.INTRODUÇÃO

Este artigo falará sobre o desenvolvimento econômico dos países do agrupamento Brasil, Rússia,Índia,China,África do Sul (BRICS).O objetivo geral é comparar o desenvolvimento econômico destes países.Já os objetivos específicos são: discorrer sobre o produto interno bruto(PIB)por habitante, ademais falar-se-á sobre o Índice de Gini,a Curva de Lorenz e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que estão relacionados com a questão de desigualdade de renda. O BRICS é um agrupamento econômico composto por cinco países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Não se trata de um bloco econômico ou uma instituição internacional, todavia sim um instrumento internacional no paradigma de um agrupamento informal, ou seja, não registrado de maneira burocrática com estatuto e carta de princípios.

O  BRICS economicamente tem uma significativa relevância econômica. Entre 2003 e 2007, o crescimento dos quatro países foi de 65% da expansão do PIB (Produto Interno Bruto) mundial. Em paridade de poder de consumo, o PIB dos BRICS já ultrapassa contemporaneamente o dos EUA ou o da União Européia.

Já no ano 2006, os BRICs não estavam unidos em mecanismo que permitisse a eles se articularem. (ELDER,2008)

Os quatro países que de maneira individual tinham qualidades que lhes permitiam ser conceituados em conjunto, todavia não como um mecanismo. Isso metamorfoseou a partir da Reunião de Chanceleres dos quatro países elaboradas pela 61ª. Assembléia Geral das Nações Unidas, em 2006. O encontro consistiu o primeiro passo para que Brasil, Rússia, Índia e China desse início no seu trabalho coletivo.

Em 2011, depois do ingresso da África do Sul, o mecanismo tornou-se o BRICS (com “s” maiúsculo ao final). O que sustenta o mecanismo é a vontade política de seus membros. Ainda assim, o BRICS tem um grau de institucionalização que se vai conceituando, na proporção que os cinco países tornam intensas sua interação.

As possibilidades de crescimento da economia do mundo para as próximas décadas são vistas como habitando essencialmente em alguns poucos países menos desenvolvidos.   Países como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (Brics) possuem tal potencial. Mais do que possibilidades de crescimento alude-se aos Brics um potencial para "metamorfosear o mundo" tanto pelas ameaças quanto oportunidades que estes cinco países têm representatividade, do ponto de vista econômico, social e político.

   Agências e analistas internacionais já tiveram a concepção o potencial dos Brics, dando sugestão para os investidores devem prestar atenção às oportunidades apresentadas por estes países. Nestes acontecimentos usualmente se restringe à percepção de possibilidades de investimentos nas estruturas de produção destes países e os pensamentos atuais e futuras de seus mercados consumidores.

  No estudo proposto, o interesse na análise do Brics vai além da análise dessas possibilidades.

Estes países apresentam grandes oportunidades de desenvolvimento, ademais diversas características e desafios bastante semelhantes. Identificá-los e a análise deles ajudará a descortinar melhor os possíveis caminhos para a concretização de seu potencial de desenvolvimento econômico e social.

Neste trabalho também falar-se-á sobre o IDH da região Feira de Santana.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 O BRICS(Brasil,Rússia,Índia,China e África do Sul)

Em 2001, o economista Jim O´Neil desenvolveu a expressão BRICs (com “s” minúsculo que corresponde a inclusão da ), utilizando da África do Sul as iniciais dos quatro países considerados em desenvolvimento, que possuíam uma economia significativa para superar as grandes potências do mundo em um período de, no máximo, cinquenta anos. O que era, no início, apenas uma classificação utilizada por economistas e cientistas políticos para designar um grupo de países com características econômicas em comum, passou, a partir de 2006, a ser um mecanismo internacional. Isso porque Brasil, Rússia, Índia e China decidiram dar um caráter diplomático a essa expressão na 61º Assembleia Geral das Nações Unidas, o que propiciou a realização de ações econômicas coletivas por parte desses países, bem como uma maior comunicação entre eles.(ELDER,2008)

Atualmente, os BRICS são responsáveis por mais de 21% do PIB mundial, compondo o grupo de países que mais se desenvolvem no planeta. Ademais, representam 42% da população mundial, 45% da força de trabalho e o maior poder de consumo mundial. Destacam-se também pela abundância de suas riquezas nacionais e as condições favoráveis que atualmente apresentam para explorá-las.

Existem três fomas de mensurar o desenvolvimento econômico: o índice de Gini,a curva de Lorenz e o Índice de Desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com