TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

Monografias: MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  2.631 Palavras (11 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 11

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

INTRODUÇÃO:

Este trabalho, tem a finalidade de visualizar, detectar e avaliar os meios de monitoramento sugerindo os indicadores para que possam ser realizados as avaliações e monitoramentos adequados para cada necessidade especifica melhorando portanto os resultados dos projetos aplicados.

Os indicadores são importantes para todos os administradores que precisam planejar determinado tipo de programa ou projeto, para a execução de ações, para a análise de projetos ou para o gerenciamento da rotina de trabalho. Estabelecer, além disso, em informações para as atividades de projeto público e formulação de políticas sociais, permitindo o monitoramento das condições de vida e bem-estar da população.

A preocupação com a aquisição de indicadores para o acompanhamento de resultados precisa estar presente desde a formulação dos objetivos desejados, durante a execução dos planos de ação e, ao final, para a avaliação. Também é indispensável, no momento da formulação dos programas, prevenir a organização de processos de coleta e tratamento de informações específicas e confiáveis em todas as fases do período de sua técnica, que permitam a construção de indicadores de monitoramento esperados.

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE UM PROJETO

O procedimento de monitoramento e avaliação de um projeto é uma análise e serve para definir um provável redirecionamento do projeto ou ainda para confirmar se foram alcançados os objetivos anteriormente decididos. Portanto, pode-se dizer que qualquer projeto, por melhor elaborado que possa ser, precisa de um bom sistema de monitoramento e avaliação, pois nesse momento são levantados e avaliados dados importantes que podem definir o sucesso ou o fracasso de um projeto.

Num projeto, o monitoramento é a atividade regular e sistemática de observar ações e coletar dados a respeito da execução de um projeto de modo a identificar prováveis irregularidades das ações programadas e colaborar para o momento de avaliação e posterior tomada de decisões. Desta forma, o monitoramento de um projeto tem importante função no seu desenvolvimento, visto que, para que se tenha uma avaliação adequada, são necessários que, durante o monitoramento, sejam coletados subsídios relevantes, como por exemplo: dados sobre as ações, os impactos e efeitos no meio e nos participantes, sobre o alcance das metas, os recursos empregados, os aspectos limitadores e facilitadores, entre outros relacionados ao projeto.

Pode-se dizer, portanto, que o monitoramento não é um fim em si, mas um meio para se alcançar uma finalidade, ou seja, através das informações coletadas e observações, é feita a avaliação para que, de uma forma geral, se tenha conhecimento dos impactos e efeitos do projeto.

A avaliação é um conjunto de atividades no qual se coletam conhecimentos, analisam e interpretam dados e informações para fazer um julgamento objetivo de uma fase do projeto ou de um projeto concluído.

Por meio, da avaliação de um projeto são tomadas decisões no sentido de aperfeiçoar as ações do atual projeto, que esta decisão, sobre avaliação, ou até mesmo, de futuros projetos a serem implementados.

Portanto, a avaliação precisa estar presente em todas as etapas do projeto para que a cada etapa alcançada, sejam detectados pontos fortes e fracos e para que se tenha a convicção da necessidade, da importância e da possibilidade de dar prosseguimento ao projeto, devendo ser capaz de avaliar não só a mudança sucedida, mas também a estabilidade dessa mudança ao longo do tempo e o seu grau de abrangência.

O processo de monitoramento e avaliação de um projeto, de uma forma geral, consiste em metodologias de análise e acompanhamento das ações e resultados, vinculados ao projeto.

PROJETO SOCIAL

Tema: Valorização das mulheres

Público Alvo: Mulheres em situação de rua.

Objetivos Geral:

Fortalecer a articulação Inter setorial com as diversas políticas públicas e órgãos de amparo de direitos da mulher, uso de metodologia que permite o atendimento personalizado e a construção participativa de projetos, oficinas e cursos técnicos, propiciando, então a saída destas mulheres das ruas, fazendo com que elas se sintam valorizadas.

Objetivos Específicos:

Segurança e garantia de atendimento em espaços/serviços diferenciados para as mulheres que se encontram em situação de rua. Os ambientes e metodologia devem propiciar o atendimento conjugado, a privacidade do núcleo de mulheres, a proteção específica e fortalecimento do vínculo entre seus membros e o desenvolvimento de relações saudáveis entre si.

Fortalecer a articulação Inter setorial com as diversas políticas públicas e órgãos de defesa de direitos da mulher.

Utilização de metodologia que possibilite o atendimento personalizado e a construção participativa de projetos, oficinas e cursos técnicos, de afastamento das ruas.

MAPA CONCEITUAL

A administração para resultados é uma definição deste novo modelo, ou seja, o que está em foco são as novas formas de geração de resultados em um contexto atualizado, complexo e diversificado. Nessa condição, uma boa gestão é aquela que alcança resultados independente de importantes esforços e intenções. Conseguir resultados no setor público, é atender às demandas, aos interesses e às expectativas dos melhoramentos, sejam cidadãos ou organizações, criando valor público. O governo busca ampliar e superar o atual paradigma de administração pública que esta integrada a um papel preponderante do estado como executor direto no desenvolvimento, na gestão de políticas publica e no provimento de serviços.

A principal questão está em como fazer os resultados serem alcançados e, para isso, faz-se necessário adaptarem-se todos esses fatores sob o abrigo de gestão para resultado.

Com o propósito de representar a realidade a partir da definição de um anexo de variáveis aspectos dessa realidade, um recurso analítico é um modelo para que esses aspectos possam ser aceitos, definidos e medidos de forma qualitativa ou quantitativa, por meio de indicadores.

A realidade é complexa, e os modelos serão sempre recursos limitados mostrando e ocultando, ao incluírem apenas algumas análises para representá-la,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com