TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOTIVAÇÃO

Pesquisas Acadêmicas: MOTIVAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2012  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  1.461 Visualizações

Página 1 de 4

MOTIVAÇÃO

Segundo Bergamini (1997, p.19) “Antes da Revolução Industrial, a principal maneira de motivar consistia no uso de punições, criando, dessa forma, um ambiente generalizado de medo”.

Após a Revolução Industrial observou-se a necessidade do aumento de eficiência dos processos industriais, com isso, os gerentes e administradores da época, tinham mais um trabalho a ser cumprido: treinar os funcionários no uso de ferramentas e métodos mais produtivos.

Segundo Bergamini (1997, p.20) “De maneira especial, os partidários da administração científica esboçada por Taylor, por volta de 1911, defendiam o uso de formas de controle sobre os subalternos para que se conseguisse fazê-los atingir níveis predeterminados de produtividade”.

Por volta de 1911, Taylor esboçou a teoria defendida pela administração científica, que concluía que a melhor maneira de estimular as pessoas a produzirem mais, era aumentar seus salários conforme o aumento da sua produção. Segundo essa teoria, a maioria dos trabalhadores escolheriam seus trabalhos baseando-se nos seus rendimentos salariais e não no tipo de trabalho ou atividades que exerceria.

Com o passar do tempo, os trabalhadores perceberam o risco a sua própria segurança, e a redução no número de trabalhadores para atingirem a mesma produtividade, dessa forma iniciaram a restrição da produtividade, permanecendo no emprego mais tempo.

Segundo Bergamini (1997, p.21) “Uma segunda proposta surge com Elton Mayo que defende uma nova filosofia administrativa. Com ele, percebeu-se a importância de considerar a pessoa na sua totalidade”.

Elton Mayo, adepto da Escola de Relações Humanas, mostra a importância de valorizar o que cada funcionário tem de melhor, além de mostrar a utilidade e importância de cada um dentro da organização.

Com essa nova teoria, a comunicação interna das empresas recebeu mais atenção, pois através dela, segundo a nova teoria, o funcionário deveria conhecer todos os processos da organização e poderia emitir opinião referente aos procedimentos por ela adotados.

Segundo Bergamini (1997, p.22) “O ser humano não só em si mesmo, como também enquanto confrontado com o seu trabalho mostra claramente ser mais complexo do que era de se esperar”.

Por volta de 1965, percebeu-se que os trabalhadores se mostravam mais motivados, por um conjunto muito mais complexo de fatores. A partir de então, começou-se a admitir que as restrições impostas aos funcionários era o inicio da desmotivação.

Percebeu-se que os funcionários tinham habilidades e talentos diferentes e a partir de então, os administradores passaram a ter a responsabilidade de fazer com que as pessoas usassem seus talentos e habilidades naturalmente, de forma a, produzirem mais de maneira satisfatória a si mesmo.

Segundo Bergamini (1997, p.23) “Se, no início deste século, o desafio era descobrir aquilo que se deveria fazer para motivar as pessoas, mas recentemente tal preocupação muda de sentido. Passa-se a perceber que cada um já trás, de alguma forma, dentro de si, suas próprias motivações”.

A partir destas observações, percebe-se que todos os benefícios que podem ser oferecidos pelas organizações aos seus funcionários (plano de saúde, participação de lucros, cesta básica, bolsa de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com