TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia

Seminário: Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  Seminário  •  1.676 Palavras (7 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 7

Microeconomia:

A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço.

MACROECONOMIA:

A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. O enfoque macroeconômico pode omitir fatores importantes, mas estabelece relações entre grandes agregados e permite compreender algumas interações relevantes. A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo como desemprego, por exemplo.

POLITIC MACRO:

A política econômica consiste no conjunto de ações governamentais que são planejadas para atingir determinadas finalidades relacionadas com a situação econômica de um país, uma região ou um conjunto de países.

CICLOS ECONOMICOS:

O conceito de Ciclo econômico refere-se às flutuações da atividade econômica, a longo prazo. O ciclo envolve uma alternância de períodos de crescimento relativamente rápido do produto (recuperação e prosperidade), com períodos de relativa estagnação ou declínio (contração ou recessão).

CRESCIMENTO ECONOMICO:

O crescimento económico pode ser definido como sendo o aumento sustentadode uma unidade económica durante um ou vários períodos longos. A suaavaliação faz-se através da análise de certos índices: Produto Interno Bruto(PIB) ou Produto Nacional Bruto (PNB).

FUNÇÃO DE PRODUÇÃO AGREGADA:

A função é uma relação entre os níveis de produção e os níveis de insumos, paracada nível de utilização de insumos, a função produção mostra o valor resultante de produção

DEFLATOR DO PIB:

O deflator do PIB é a divisão do PIB Nominal pelo PIB Real, multiplicados por cem. Este valor serve para medir o preço da unidade típica do produto, em comparação com o preço que se leva em consideração como o preço real do produto em seu ano-base.

PIB POTENCIAL:

O Produto Interno Bruto (PIB) potencial costuma ser entendido como a capacidade de oferta de uma economia. Ou como a capacidade produtiva instalada da economia. Também pode ser definido como a capacidade de crescimento da economia sem causar pressões inflacionárias - se a economia crescer além do PIB potencial, surgem pressões inflacionárias.

TAXA DE DESEMPREGO:

A taxa de desemprego representa a proporção de pessoas capazes de exercer uma profissão e que procuram umemprego remunerado, mas que, por diversas razões, não entram no mercado de trabalho. Também podem estar incluídos na taxa de desemprego aqueles que exercem trabalhos não-remunerados. A taxa de desemprego é o número dostrabalhadores desempregados dividido pela força de trabalho total.

IPC:

Índice de preços no consumidor é uma medida do preço médio necessário para comprar bens de consumo e serviços. O índice, calculado por institutos nacionais de estatística, é usado para observar tendêncidas de inflação.

INFLAÇÃO:

Em economia, inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Porém, é popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços. Inflação é o oposto de deflação. Índices de preços dentro de uma faixa entre 2 a 4,5% ao ano é uma situação chamada de estabilidade de preços.

DEFICIT PUBLICO:

O déficit público ou défice público, em macroeconomia, ocorre quando o valor das despesas de um governo é maior que as suas receitas. Normalmente o valor do déficit público é expresso em percentagem sobre o PIB do país, permitindo a comparação entre países e a avaliação do excesso de despesa de cada país em relação ao valor da produção.

A equação que define o déficit publico é a seguinte:

Déficit público = variação da dívida do governo + variação do valor dos ativos + variação da moeda.

A variação da dívida do governo é equivalente ao gasto público menos a receita pública (cuja fonte principal é geralmente a arrecadação de tributos). A variação dos ativos expressa as compras e vendas de ativos pelo governo e a variação da moeda refere-se à variação de Base monetária (M1).

DEMANDA AGREGADA :

Em macroeconomia, demanda agregada é a demanda total de bens e serviços numa dada economia para um determinado momento e nível dos preços.1 É o total de bens e serviços na economia que será adquirido a todos os níveis de preços possíveis.2 Esta é a demanda do produto interno bruto de um país quando os níveis de estoque são fixos.

A demanda agregada depende da quantidade de moeda em poder dos agentes econômicos (consumidores, empresas, governos), das despesas e impostos a que estão sujeitos e de outras variáveis.

OFERTA AGREGADA:

Oferta agregada diz respeito à quantidade de bens e serviços que uma ou mais empresas podem oferecer, e depende dos recursos de capital (nível de poupança e bens de capital), dos recursos de trabalho (quantitativa e qualitativamente considerado) e dos recursos naturais e tecnológicos disponíveis numa economia.

EQUI MACROECONOMICO:

O Equilíbrio Macroeconómico corresponde a uma situação em que o PIB real e o nível geral de preços satisfaz quer os compradores, quer os vendedores, ou seja, o equilíbrio macroeconómico ocorre num nível geral de preços em que os consumidores desejam consumir as mesmas quantidades que os vendedores desejam produzir e vender. Dito de outra forma, o equilíbrio macroeconómico ocorre num nível geral de preços em que a procura agregada igual a oferta agregada.

PRODUTO INTERNO E PRODUTO NACIONAL:

PRODUTO NACIONAL BRUTO E LQUIDO:

O Produto Nacional Bruto (PNB) é uma expressão monetária dos bens e serviços produzidos por fatores de produção nacionais, independentemente do território econômico.

Produto Nacional Líquido é igual ao produto final total produzido dentro de um país durante UM ANO considerando o investimento líquido obter subtraindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com