TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manifestações Populares

Artigos Científicos: Manifestações Populares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

No presente trabalho será abordado as manifestações populares na sociedade brasileira, ocorridas principalmente no mês de Junho. Bem como, fazer um apanhado geral na história e procurar ao máximo a essência desse fenômeno social que está diante de nós.

Tornam-se objetivos deste trabalho explanar de forma clara e concisa a motivação para tais manifestações, levando em consideração os aspectos políticos decorrentes da má administração e da corrupção, dos aspectos sociais e morais que são os que despertam maior sentimento de indignação e revolta, diante de todos os problemas enfrentados pelos brasileiros todos os dias.

Contudo é nosso dever observar e demonstrar a importância que os meios de comunicação exercem sobre tais manifestações, dentre eles podemos destacar a televisão, rádio, jornal, revista, porém, sobretudo há de se destacar o papel que a internet exerceu e vem exercendo através das redes sociais que encurtam cada dia mais a distancia entre os nossos estados e cidades, pela rápida propagação idéias, pensamentos, imagens, vídeos, notícias. Sendo assim torna-se mais acessível a participação de todos os cidadãos, levando em conta que vivemos em sua sociedade modernizada pelos meios midiáticos e que a maioria tem livre acesso.

5. Pontuem alguns aspectos que julguem importantes

Ao longo de todas essas manifestações em várias cidades do Brasil, ocorridas principalmente no mês de Junho. Diante de tudo que foi apresentado podemos perceber que não se trata de uma questão meramente política, dependem também de questões de cunho moral e sociológico; do sentimento de injustiça que nasce e cresce a partir do momento que temos serviços básicos como a educação, saúde, segurança, transporte, entre outros de péssima qualidade.

Por outro lado é importante ressaltar que, não foi apenas o aumento do preço das passagens dos transportes coletivos que culminaram em todos os protestos, isso foi apenas a gota d’água para que tudo viesse a ocorrer da forma que ocorreu, com a população envolvida em massa de forma direta ou indireta. Outros aspectos importantes que causaram indignação de quem foi às ruas protestar, podemos citar a corrupção, os altos investimentos para construção de estádios para a copa do mundo de 2014, sem contar com os desvios das verbas destinadas para a construção dos estádios, serviços como educação, saúde, transporte prestados a sociedade de má qualidade. Tudo isso contribuiu de forma decisiva nos protestos.

É importante também destacar o papel que a internet vem desempenhando ao longo desses movimentos populares, sendo ela um meio de comunicação imprescindível para a rápida propagação de idéias e pensamentos. É por meio dela também que temos a aproximação das cidades, onde as notícias, fotos e vídeos são espalhadas com mais rapidez, hoje pode-se dizer com certeza que a internet por meio as redes sociais, tornou-se um praça popular onde as pessoas se reúnem para dividir as mesmas ideologias e vontades.

E diante de todos esses acontecimentos podemos perceber, que essas manifestações que não se tratam de algo novo na sociedade brasileira. A exemplo isso temos tivemos a “Revolta dos caras pintadas” ocorridas no ano de 1992, este por sua vez tratava-se de um movimento político em que os manifestantes pediam impeachment do até então presidente da república Fernando Collor acusado de corrupção. Sem esquecer contudo, das manifestações no período da ditadura militar ocorridas por volta de 1965, que resultou na conquista de vários direitos pelo cidadão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com