TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manifestações populares

Projeto de pesquisa: Manifestações populares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.335 Palavras (6 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Veremos no texto a seguir que colocaram no imaginário popular, que a população brasileira é avessa a protestos. A corrupção na política seria um reflexo do comportamento das camadas populares, apegadas o tal “jeitinho brasileiro” que servia de espelho às roubalheiras nas Prefeituras, Governos Estaduais e Presidência da República.

De repente, a população, que era acomodada, sai nas ruas com gritos de inconformismo contra as práticas políticas e pela melhoria nos serviços públicos.

Falava-se em 2 milhões de pessoas nas ruas das grandes e médias cidades brasileiras. A bandeira do movimento popular estendeu-se pela redução das tarifas de transporte, melhorias na saúde e educação e contra a corrupção e impunidade e gastos com a Copa do Mundo de 2014.Alguns defendiam que as manifestações não tinham uma direção própria, porque, sem um caminho certo a seguir, não conseguiriam atingir um objetivo concreto, em resumo não teriam efetividade no mundo das relações sociais.Em um primeiro momento, porém, alguns objetivos foram alcançados. Não foram poucos os governos que anunciaram redução das tarifas de transporte; outro como o de São Paulo deixou de aumentar o valor dos pedágios. Assim vamos analisar o que as manifestações queriam realmente e aonde conseguiram chegar através dos protestos realizados e o que permaneceu como resposta a toda essa luta.

As Manifestações Populares

Podemos dizer que a participação popular nos anos 30 e 40 deste século, tem relação estreita com o surgimento das políticas públicas. O termo políticas públicas se refere à participação do Estado na montagem da infra-estrutura necessária à superconcentração de atividades produtivas nas grandes metrópoles brasileiras (MOISES, 1985).

Quando começaram as manifestações em 2013 foi de uma forma pontual com um protesto contra o aumento da passagem de ônibus em São Paulo e acabou o ganhando país e se transformou em uma grande demonstração de insatisfação popular. Em grande parte insatisfação com a falta de qualidade dos serviços públicos e pela falta de ética na política. Mas o que queriam as manifestações queria a busca por direitos que já tinham sido esquecidos, pois o povo não estava mais acostumado a ir para rua para lutar pelos seus interesses. Os políticos ficaram acuados pois não imaginavam o que iria acontecer com o decorrer do tempo.

A sociedade exigia mudanças e isso ficou bem claro através da mobilização social que foi realizada, usando de meios tecnológicos como as redes sociais para divulgação dos protestos. Assim toda a manifestação foi marcada por um novo tempo, sem bases políticas que impulsionavam os manifestantes que por sua vez não aceitavam bandeiras de partidos políticos. A mensagem da luta, era que a população que a anos não protestava contra nada e engolia os políticos e todas as suas falcatruas estavam cansados de tudo que estavam vendo e queriam dar um basta mesmo que as manifestações começaram pelo aumento da passagem foi com o passar do tempo tomando outras direções.As reivindicações que vieram a tona estavam presas na garganta do povo.Vimos acontecer coisas que certamente serão marcados na história brasileira, milhares de pessoas foram as ruas e vestiram a mesma camisa para lutar contra o governo, e protestar reivindicando seus direitos.

Não foi apenas pelo aumento da tarifa cobrado dos transportes públicos, esse só foi o ponta pé inicial, o verdadeiro motivo para tanta indignação foi as injustiças e descasos que a sociedade estava enfrentado, tanto na área da educação, saúde, segurança como a má qualidade dos serviços, e vários outros, ás passeatas ganharam grande apoio popular, tornando as mobilizações mais fortes. Esses atos espalharam-se por todo Brasil, abrangendo vários temas. Analisamos também que as Redes Sociais foram de fundamental importância para esse acontecimento, pois lá mesmo eles marcavam os encontros das manifestações postavam dúvidas e conhecimentos e através das redes sócias formaram um grande grupo com vários tipos de nomes. Como por exemplo, “Verás que um filho seu não foge a luta”, “O gigante acordou”, “O Brasil trocou a frase deitado eternamente em berço esplêndido para Verás que um filho teu não foge a luta” entre diversos outros temas. Com isso tudo o número de pessoas foram crescendo cada vez mais e as pessoas conscientizando que deveriam lutar pelos seus direitos, fazendo com que a voz dos manifestantes fosse ouvida nos quatro cantos do pais.

Para garantir a justiça social de um país, não bastam as leis que regulem a vida em sociedade, e preciso a conscientização e a aplicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com