TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matéria Online Ed2

Exames: Matéria Online Ed2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 4

O Jornal da Band de quinta-feira (17/10) exibiu uma tendenciosa matéria que, ao invés de ressaltar as reivindicações dos profissionais do magistério e o descaso dos governantes com a educação, limitou-se a destacar que a greve dos professores compromete o ano letivo dos estudantes. “Sem aulas, a rotina de milhares de alunos é voltar para casa mais cedo”, asseverou o âncora Ricardo Boechat.

No início da matéria, com o intuito de manipular os telespectadores e direcioná-los a uma posição contrária à paralisação dos docentes, a repórter perguntou a Lucas Maciel, aluno da 3º ano do ensino fundamental, qual recado ele daria aos professores que “não estão dando aula”. Ciente da importância de frequentar a escola, Lucas, aos prantos, ingenuamente pediu para que os professores voltassem ao trabalho. Evidentemente que as reclamações dos alunos são extremamente legítimas e pertinentes. Porém, o adversário a ser combatido não é o professor, mas o Poder Público que, em última instância, é o responsável pelo sucateamento da educação no Brasil. Ao contrário do apregoado pelo Jornal da Band, a realidade nos mostra que não são os professores que “não querem dar aula”. A maioria dos docentes trabalha por vocação, e não por status social ou econômico.

Entretanto, é demasiadamente complicado ter que conviver com um cotidiano marcado por péssimas condições de trabalho, com salas de aula superlotadas e salários irrisórios. Sendo assim, paralisar as atividades é, inexoravelmente, o último recurso encontrado pelos profissionais do magistério para tentar reverter a situação caótica que assola a educação brasileira. Por outro lado, em momento algum a matéria do Jornal da Band concedeu aos professores a oportunidade de defender suas posições ou apresentar os motivos que os levaram a iniciar o movimento grevista.

Disponível em: <http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed769_manipulacao_midiatica_contra_a_greve_dos_professores> Acesso em: 20/03/2013.

A partir da análise do texto acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O texto faz uma crítica a uma conduta parcial do Jornal da Band contra as reivindicações dos professores em greve.

PORQUE

II. Concedeu aos professores a oportunidade de defender suas posições, apresentando os motivos que os levaram a iniciar o movimento grevista.

Nesse caso, a alternativa correta é:

Resposta 3

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com