TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maykon Douglas

Trabalho Escolar: Maykon Douglas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  1.418 Palavras (6 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 6

3 – MATERIAL E MÉTODO

3.1 Coleta da amostra

As mostras de chassi foram coletadas em ferro velho na cidade de Belo Horizonte com o nome de Mundo dos Rolamentos, situados na Avenida Pedro Segundo número 1179, Bairro Lagoinha. Foram coletadas três amostras de chassi de carros sendo duas nacionais (Volkswagen/Gol 2002 e Chevrolet/Corsa 2002) e uma importada (Honda/Honda Civic 2006) de forma que estas amostras são constituídas da mesma característica química e homogeneidade da numeração do chassi.

3.2 – Preparo da amostra

Os ensaios de ataque químico por imersão foram realizados no Laboratório de Química e Ciências Farmacêuticas do Centro Universitário de Lavras (UNILAVRAS). Todos os chassis foram cortados com o auxilio de uma serrilha em pedaços menores com uma massa entre 1 até 5g. Outros pedaços dessas amostras foram lixados para a retirada de sua pintura de fábrica com uma lixa de ferro 36.

Para os ensaios de ataque químico localizado foram cortadas com o auxilio de uma serrilha, amostras de todos os chassis com as dimensões aproximadas 3,5 cm de largura por 5,0 cm de comprimento e todos foram lixados com uma lixa de ferro 36 para a retirada de sua pintura de fábrica e consequentemente timbrados com o numero 37 por uma prensa manual (Figura 2ª) e raspados com um esmeril (figura 2B). Realizados estes dois procedimentos na Oficina Madeira, localizada na cidade de Santo Antônio do Amparo, par forjar uma adulteração de raspagem de numeração do chassi para a realização dos ensaios.

3.3 – Preparo das soluções

Foram selecionadas cinco tipos de soluções, que atacam os mais diversos tipos de liga metálica de acordo com tabela em anexo (Tabela 5). Pois, a constituição do chassi é um segredo de fabrica não sendo possível escolher a solução especifica.

3.3.1 – Solução de ácido clorídrico com cloreto de ferro III hexa hidratado.

Preparou-se uma solução com concentração 2,0 mol L-1 pesando-se 135,1500 g de cloreto de ferro III hexa hidratado em uma balança analítica com quatro casas decimais e depois foi diluído em um pouco de agua destilada e transferido para um balão volumétrico de 250 mL. Um volume de 41,40 mL de ácido clorídrico foi medido em uma proveta graduada de 50mL na capela e transferido para um béquer com um pouco de agua destilada para ser diluído, resfriado e consequentemente transferida para o balão volumétrico de 250 mL que contem o cloreto de ferro III e acrescido de agua destilada ate completar 250 mL do balão volumétrico.

A partir da solução de 2,0 mol L-1 foi medido 50 mL dessa solução em uma proveta graduada de 100 mL e transferido para um balão de volumétrico de 100 mL completando se com água destilada o balão volumétrico para se obter uma solução por diluição com concentração 1,0 mol L-1 e outros 75 mL da mesma solução foi medida e diluído com agua destilada em um balão volumétrico de 100 mL para se obter uma solução 1,5 mol L-1.

3.3.2 – Solução de ácido nítrico com álcool etílico

Foi preparada uma solução 2,0 mol L-1 com um volume de 34,87 mL de ácido nítrico em uma proveta graduada de 50 mL, na capela, e transferida para um béquer com álcool etílico para ser diluído, resfriado e consequentemente transferido para o balão volumétrico de 250 mL e acrescido de álcool etílico até completar 250 mL do balão volumétrico.

A partir da solução de 2,0 mol L-1 foi medido 50 mL dessa solução em uma proveta graduada de 100 mL e transferido para um balão volumétrico de 100 mL completando se com álcool etílico o balão para se obter uma solução por diluição com concentração 1,0 mol L-1 e outros 75 mL da mesma solução foi medida e diluído com álcool etílico em um balão volumétrico de 100 mL para obter uma solução 1,5 mol L-1.

3.3.3 – Solução de ácido clorídrico com cloreto de ferro III hexa hidratado e sulfato de cobre penta hidratado.

Preparou se uma solução com concentração 1,5 mol L-1 pesando-se 81,0900 g de cloreto de ferro III hexa hidratado em uma balança analítica com quatro casas decimais e depois foi diluído em um pouco de agua destilada e transferido para um balão volumétrico de 200 mL. Pesou-se também 75,6606 g de sulfato de cobre penta hidratado em uma balança analítica diluindo-se em agua destilada e transferida para o balão volumétrico de 200 mL que contem o cloreto de ferro III hexa hidratado. Um volume de 24,84 mL de ácido clorídrico foi medido em uma proveta graduada de 50 mL na capela e transferido para um béquer com um pouco de agua destilada para ser diluído, resfriado e consequentemente transferido para o balão volumétrico de 200 mL que contem o cloreto de ferro III hexa hidratado e sulfato de cobre pena hidratado e acrescido de água destilada até completar 200 mL do balão volumétrico.

A partir da solução de 1,5 mol L-1 foi medido 66,67 mL dessa solução em uma proveta graduada de 100 mL e transferido para um balão de volumétrico de 100 mL completando se com agua destilada o balão para se obter uma solução por diluição com concentração 2,0 mol L-1. Sendo a única solução que não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com