TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma verdade Inconveniente, por Michael Douglas

Por:   •  5/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

Documentário: Uma verdade inconveniente

Al Gore, ex-vice-presidente e ex-candidato a presidência dos Estados Unidos viaja por todo o mundo mostrando a realidade do meio ambiente e o mundo em apresentações. Em uma de suas apresentações, no ano de 2005, foi mostrada a situação da camada atmosférica, como ela está engrossando, o porquê desta situação e quais seriam as conseqüências - a curto e longo prazo - deste fenômeno.

A camada atmosférica é composta pela camada de ozônio, fina camada de gás oxigênio (O2) que protege a terra dos raios ultravioletas lançados pelo sol e por dióxido de carbono (CO2), resultado de toda a poluição feita pelo homem. Para preocupação de todos estas camadas estão mudando, a camada de ozônio, que pode ser representada por uma fina mão de verniz em um globo terrestre, está cada vez com mais buracos e a camada de carbono, devido ao aumento constante da poluição está cada vez mais grossa e impedindo cada vez mais a saída dos raios ultravioletas da terra.

O efeito estufa ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na terra (Global Warming - The Complete Briefing de John Houghton - terceira edição - 2004 - Cambridge Press), ou seja, quando uma parte dos raios solares que penetram o planeta fica presa aqui dentro, o que ate certo ponto é benéfico para a vida terrestre pois sem isso o frio seria tanto a ponto de não haver chances de sobrevivência, mas nos níveis atuais pode ser algo ruim, pois gera péssimas consequências para nós e uma dessas fortes consequências é o acúmulo de raios ultravioletas na terra que faz com que sua temperatura se eleve a níveis críticos para a sobrevivência e faz com que as calotas polares se derretam rapidamente, ganhando o termo de aquecimento global.

Devido ao aquecimento do planeta, as calotas polares, responsáveis pela reflexão de uma parte dos raios solares, estão derretendo e elevando drasticamente o nível do mar a ponto de afundar cidades litorâneas, é o que foi dito por Al Gore e ressaltado em jornais, revistas, televisão e internet. Mas se pensar no assunto, o gelo desloca água equivalente a sua massa, portanto, tanto em forma líquida quanto sólida a elevação da água não mudará.

Outra conseqüência do aumento da poluição é o surgimento de novas doenças, como o vírus Ebola, por exemplo, que estão surgindo com o aumento de substâncias tóxicas no ambiente e levando várias pessoas ao óbito. Doenças antigas que a muito não se tinha notícias também estão voltando para nos atormentar, devido aos poluentes no ar, aos lagos contaminados e até mesmo a terra e poeira, que não é mais tão limpa quanto já foi um dia.

Acredito que, apesar do exagero em alguns temas, Al Gore está certo nos temas citados acima, exceto pela questão do derretimento das calotas polares, que pelo que foi pesquisado por mim é um fato um tanto questionável, pois o que afunda cidades não é exatamente o derretimento das calotas polares, mas sim o impacto que fazem quando se chocam fortemente com a água. Fora isso acredito que Al Gore foi sério quando falou sobre a poluição ambiental,  o efeito estufa, quando explicou o que é exatamente a camada de ozônio e a diferença entre ela e a camada atmosférica, e quando falou sobre os riscos a saúde causado pelo acúmulo de poluentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com