TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medicina Legal

Artigo: Medicina Legal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 3

1. CONCEITUE MEDICINA LEGAL, DEFINA SUA IMPORTÂNCIA PARA O ADVOGADO E SUAS RELAÇÕES COM O DIREITO.

É a ciência e arte extrajurídica auxiliar alicerçada em um conjunto de conhecimentos médicos, paramédicos e biológicos destinados a defender os direitos e os interesses dos homens. Segundo Hélio gomes: “ O conjunto de conhecimentos médicos e paramédicos destinados a servir ao Direito, cooperando na elaboração, auxiliando na interpretação e colaborando na execução dos dispositivos legais, no campo de ação medicina aplicada”.

França afirma que “é a disciplina de amplas possibilidades e grandes dimensões pelo fato de não se ater somente ao estudo da ciência hipocrática, mas de se constituir uma soma de todas as especialidades médicas acrescidas de fragmentos de outras ciências”.

2. O QUEÉ PERÍCIA MÉDICA E QUAIS OS TIPOS DE PERÍCIAS MEDICO-LEGAL?

Todo procedimento médico promovido pela autoridade policial ou judiciária, praticado por profissional de Medicina visando prestar esclarecimentos à justiça.

49 QUAL A DISTANCIA APROXIMADA DA ARMA ATÉ O CORPO DA PESSOA QUANDO ENCONTRAMOS, ALÉM DO ORÍFICIO FEITO PELO PROJÉTIL, A TATUAGEM

A zona de tatuagem verdadeira resulta dos disparos à queima roupa ou apoiadas pelo grânulo de pólvora combusta ou incombusta, que acompanham a bala de perto e, como verdadeiros projeteis secundários, incrustam-se mais ou menos profundamente na pele da região atingida.

Como a zona de tatuagem supõe disparo da distancia de 30 a 75 centímetros, o tiro caracteriza-se a queima roupa ou curta distância. Geralmente está presente o negro de fumo circundando estelarmente o orifício de entrada a uma distância de 10 centímetros.

50. A DESCRIÇÃO DA TRAJETÓRIA DESCRITA PELO PROJÉTIL DE ARMA DE FOGO PODE SER DESCRITA E DEPENDE DA DISTÂNCIA EM QUE O DISPARO FOI EFFETUADO. PODE SE DETERMINAR A DIREÇÃO DO DISPARO NOS CASOS EM QUE O TIRO FOI DADO COM A ARMA APOIADA? POR QUE?

Os tiros disparados com a boca do cano da arma contatando intimamente com a superfície do alvo. Determinam no organismo feridas de entrada em “câmara de mina”, pela ação da força viva do projétil aumentando a pressão hidrostática, pela violenta expansão dos gases de explosão, pelo escurecimento do orifício de entrada e do inicio do trajeto por deposição de pólvora incombusta e pelo negro de fumo. Então, desse modo, presentes, indistintamente, todos os elementos de vizinhança, inclusive queimaduras, sendo determinação da trajetória do bullet impossibilitada pela intensidade cataclísmica das lesões da ferida de entrada.

51. QUE TIPO DE ENERGIA É PRODUZIDA EM EXPLOSÕES E QUE TIPOS DE LESÕES CORPORAIS ELAS PRODUZEM?

A energia produzida é de ordem mecânica, ou seja são aquelas capazes de modificar o estado de repouso ou de movimento de um corpo, produzindo lesões em parte ou no todo. As lesões produzidas por ação mecânica podem ter repercussão externa ou internamente. Podem ter como resultado o impacto de um objeto em movimento contra o corpo humano parado, ou o instrumento encontrar-se imóvel e o corpo humano em movimento, ou, finalmente os dois se acharem, ido um contra o outro.

52. QUAIS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com