TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente E Sustentabilidade

Trabalho Escolar: Meio Ambiente E Sustentabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  2.083 Palavras (9 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 9

QUESTÃO 01 ( valor 1,5)

Os impactos ambientais provenientes das atividades antropogênicas podem afetar o meio ambiente em diversas formas. Elabore um texto dissertativo(até 12 linhas) a partir de um dos problemas chave: água e saneamento, produção de lixo ou poluição atmosférica, fazendo a relação com a sua área de atuação profissional e cite iniciativas em prol do meio ambiente que poderiam ser desenvolvidas nessa área?

RESPOSTA

A questão ambiental vem sendo considerada vez mais urgente e importante para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis.

Os Parâmetros Curriculares veio incluir a temática do Meio Ambiente como tema transversal dos currículos escolares, permeando toda a prática educacional. A intenção desse documento é tratar das questões relativas ao meio-ambiente em que vivemos.

O profissional educador é o responsável em pesquisar e atualizar-se, incluir nos conteúdos de todas as disciplinas hábitos e consciência ambiental para garantir um que formemos cidadãos que serão os futuros educadores, empresários, funcionários e ocupem todas as áreas da sociedade moderna comprometidos com a questão ambiental, entendendo e participando de uma nova ideologia consumista que garanta o bem estar das futuras gerações.

A emissão de gases poluentes na atmosfera tem mudado o clima do planeta, gerando uma ameaça à vida, a queima de combustíveis fósseis como o carvão mineral e derivado do petróleo lança na atmosfera uma enorme quantidade de monóxido e dióxido de carbono oriundas atividades industriais, dos transportes, das queimadas e incêndios florestais, provocando impactos que conhecemos que efeito estufa. Esses impactos produzidos pelas atividades do homem e sua forma de dar sustentação aos meios de produção, que alimenta as economias capitalistas e consumo crescente. Já estamos presenciando pelo mundo desastres climáticos como: descongelamento dos polos e outras regiões geladas, seca, enchentes, tempestades, temperaturas extremas tanto calor como frio e outras ocorrências pelo globo e um futuro esgotamento dos recursos não renováveis.

QUESTÃO 02 ( valor 1,0)

Empresas privadas, instituições públicas ou entidades não governamentais buscam respostas, através de um esforço conjunto, para os problemas ambientais que afligem a humanidade. Cite três(3) programas ambientais ou experiências positivas que vem sendo implementadas pelos diversos setores, inclusive o educacional, com a finalidade de minimizar os efeitos de nossos atos e nosso estilo de consumo. Utilize como referência o módulo.

RESPOSTA

A escola que trabalho tem um projeto multidisciplinar permanente que conscientizam os alunos sobre a importância do ambiente limpo, conservação, preservação, descarte de materiais recicláveis, consciência para o consumo de agua que ultrapassa os muros da escola com disciplinas como geografia, química, física e outras em maior ou menor participação, que se estende para a preservação e estudos ambientais no munícipio em que está a escola.

A Natura tem buscado passar para o consumidor dos seus produtos, que está preocupada com as futuras gerações, uniu tecnologia e extrativismo numa parceria com pequenos produtores. Investe numa gestão socialmente responsável, adotando o desenvolvimento sustentável como modelo de suas práticas corporativas e promover a educação ambiental. Precisamos adotar um novo estilo de consumo, repensando todo o caminho pelo qual passou um determinado produto até chegar ao consumidor final e atentarmos para os valores, sociais, éticos, culturais e ambientais.

“É um processo complexo. Chegar às comunidades que fornecem matérias-primas e garantir que elas sejam extraídas ou cultivadas de forma sustentável, ao longo de toda a cadeia, exige conhecimentos específicos e articulação de parcerias com comunidades, cooperativas, ONGs, centros de pesquisa e órgãos do governo”, diz Xandó.

BRASKEM – Promove um projeto que desperta a consciência ambiental junto à comunidade que está localizada aqui na Bahia e tem como principal objetivo do projeto intitulado “Educação Ambiental, Praia Limpa e Arte com Plástico”, desenvolvido pela Braskem para a comunidade da região da orla de Camaçari. Esse projeto distribui sacolas plásticas, durante o verão, para banhistas e comerciantes, no litoral de Camaçari. A equipe de apoio do programa também divulga mensagens nas sacolas sobre a maneira correta de acondicionar o lixo nas praias e residências e promove uma oficina de arte com sacolas plásticas para a comunidade.

Reciclagem das latinhas de alumínio – Atitudes individuais.

Nos últimos anos, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial em reciclagem de latas de alumínio, o Japão ficou em segundo, seguido pela Argentina.

A reciclagem de alumínio representa uma importante economia de energia para as indústrias. O processo de reciclagem consome 700kw/h ao ano, o que representa 5% a menos em comparação ao gasto na fabricação que aos processos de elaboração inicial do alumínio, de transformação da bauxita em alumina e a finalização em barras de alumínio.

A educação Ambiental é também responsabilidade da comunidade escolar, possibilitando reflexões sobre as práticas sociais e seus impactos ao meio ambiente se faz necessária uma articulação crítica e inovadora capaz de transformar a sociedade atual para um consumo consciente que assegure essa integração homem natureza e o meio ambiente às futuras gerações.

QUESTÃO 03 ( valor 0,5)

Assinale um X na alternativa que identifica o princípio do Desenvolvimento Sustentável:

a) deveria sustentar o consumo da população mundial e conter a destruição do meio ambiente nos países pobres.

b) permite o atendimento às necessidades básicas das populações, no presente e não deve comprometer os padrões de vida das gerações futuras. (X)

c)permite o padrão básico de vida populacional de esgotamento dos recursos naturais e prevê que a alternativa seria rever o modo de viver nas grandes cidades.

d)assinala que o desenvolvimento industrial deve diminuir, adaptando um novo modo de vida às gerações atuais e otimizando o uso de produtos artesanais.

e) imagina que a diminuição da retirada de recursos naturais renováveis e não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com