TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodo De Estudo

Exames: Metodo De Estudo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  818 Visualizações

Página 1 de 3

1. – Introdução

Dentro de uma empresa é fácil notar diferentes estilos e hábitos de trabalho. Alguns sempre colocam em dia seus afazeres e ficam até mais tarde no trabalho, até completarem suas tarefas. Outros são menos pontuais e tendem a realizar seus afazeres atrasados e sem grande dedicação. O desempenho de cada pessoa está fortemente relacionado com suas aptidões e habilidade. Porém, o bom desempenho requer muito mais do que simplesmente aptidões e habilidades. Requer motivação para trabalhar. O bom desempenho depende de quando motivado está o empregado.

Em termos de cada comportamento, a motivação pode ser conceituada como o esforço e tenacidade exercidos pela pessoa para fazer algo ou alcançar algo. A motivação é um dos inúmeros fatores que contribuem para o bom desempenho no trabalho. A razão pela qual se focaliza tão insistentemente a motivação é que ela pode ser mais facilmente influenciável do que as demais características das pessoas como traços de personalidade, aptidões, habilidades etc..

O trabalho ocupa grande parcela de tempo válido na maioria das pessoas durante a maior parte de suas vidas e as recompensas econômicas obtidas determinam o padrão de vida e também status social do individuo. È através do trabalho que o individuo pode adquirir domínio sobre si mesmo e sobre seu meio.

A palavra “motivo” vem do Latim movere e significa mover. De acordo com o dicionario da lingua portuguesa, “motivação” significa o ato de motivar; a exposição de motivos ou causas; é o conjunto de fatores psicologicos, conscientes ou não, de ordem fisiologica, intelectual ou afetiva que determinam certo tipo de conduta em alguém. O que é Motivação? È a força que nos estimula a agir, provocar algum tipo de ação ou comportamento humano. No passado, acreditava-se que essa força necessitava ser "injetada" nas pessoas, hoje se sabe que cada um de nós tem uma motivação própria, gerada por fatores distintos e pessoais. A motivação indica o processo pelo qual um conjunto de razões ou motivos explica, induz, incentiva, estimula, ou provoca algum tipo de ação ou comportamento humano que é sempre motivado. Uma diversidade de fatores pode motivar indivíduos ao trabalho – Fatores tangíveis como dinheiro e fatores intangíveis como sendo de realização.

Os funcionários motivados são procurados pelas empresas, mas é difícil encontrar pessoas motivadas. A ação organizacional nem sempre cria condições motivacionais suficientes para melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer interesses e satisfação no trabalho. As empresas querem empregados motivados, mas não sabem como motivá-los. Ainda não se sabe distinguir entre o que é causa e o que é efeito no comportamento motivado, e também não descobriu se o comportamento é causado por fatores intrínsecos que são aqueles que surgem das próprias pessoas ou extrínsecos, aqueles criados pela situação ou ambiente em que a pessoa se encontra ao individuo ou ao grupo. Fica no ar a razão pela qual certas pessoas são impulsionadas por um forte desejo de realizar um ótimo trabalho por que mantém ao longo do tempo esse impulso de fazê-lo cada vez melhor. Outro fator que dificulta a definição de parâmetros universais que as empresas possam utilizar para motivar as pessoas nas mesmas condições é as diferenças individuais. O que é bom para uma pessoa pode não ser para outra. O que interessa a uma pessoa em determinado momento pode não interessá-la depois de algum tempo. Há sempre um componente subjetivo na motivação que provoca uma enorme complicação. A motivação funciona como um dinamizador, um impulsionador de comportamento humano.

...

Baixar como  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »