TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histologia E Seus métodos De Estudo

Trabalho Universitário: Histologia E Seus métodos De Estudo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2013  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  3.410 Visualizações

Página 1 de 5

• INTRODUÇÃO

A histologia é a ciência que estuda os tecidos do corpo, que se organizam a fim de constituir órgãos. Existem quatro tecidos chamados fundamentais, que são: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.

Os tecidos são constituídos basicamente por células e matriz extracelular (MEC), que é composta por diversos tipos de moléculas, sendo algumas organizadas formando fibrilas de colágeno e membranas basais. Recentes avanços biomédicos provam que as células produzem a MEC e são, ao mesmo tempo, influenciadas e comandadas por moléculas presentes na matriz, comprovando, portanto, uma intensa interação entre células e MEC. Pode-se considerar então, que células e matriz extracelular formam uma entidade contínua que funciona conjuntamente e responde de modo coordenado às exigências do organismo.

• ESQUEMA GERAL

• CONCEITOS

• Fixação

Processo de preparação de células, órgãos ou tecidos recém removidos que visa evitar a digestão dos tecidos por enzimas presentes nas próprias células (autólise) ou em bactérias; endurecer os fragmentos; preservar em grande parte a estrutura e a composição molecular dos tecidos. Esse procedimento pode ser realizado por processos químicos ou, menos frequentemente, por métodos físicos.

• Inclusão

Após a fixação, os tecidos passam por um processo chamado inclusão (ou embebição em parafina) que possui duas etapas: desidratação e clareamento. Nesse processo a agua é retirada através de banhos em soluções de concentrações crescentes de etanol, logo depois o etanol é substituído por uma substancia intermediária (normalmente solvente orgânico). Após a substituição do etanol por solvente orgânico é acrescentado parafina derretida, onde o calor evapora o solvente e a parafina preenche o espaço que ele ocupava, solidifica e torna rígido o tecido sendo levado para micrótomo que seccionará o tecido através de uma lâmina de aço ou de vidro, que irá se aderir sobre a lâmina com a utilização de água aquecida e depois será corado.

• Fixação física por congelação

Ocorre após submeter os tecidos a um rápido congelamento. Assim, os tecidos são fixados por congelação (um método físico da fixação), ficando rígidos, e prontos para serem seccionados.

• Coloração

Processo preparatório que tem como objetivo dar cor aos tecidos, que são, com poucas exceções, incolores. Existem métodos de coloração que tornam evidentes vários componentes dos tecidos, células e MEC. Muitos corantes se comportam como substancias de caráter básico e ácido. Os componentes presentes nos tecidos que se coram bem com corantes básicos recebem o nome de basófilos, e os que se coram bem com corantes básicos recebem o nome de acidófilos. Em vários procedimentos, as estruturas são evidenciadas por um precipitado ou por um corante fluorescente, mas as células e seus limites não são visíveis. Em casos assim, são utilizados contracorantes.

• Microscopia de Luz

O microscópio de luz é o mais utilizado nas técnicas rotineiras de laboratório. Grande parte dos microscópios ópticos fornece um aumento de 1.000 vezes e através dele é possível observar estruturas de até 100 nm. É relevante lembrar que para que haja uma boa imagem, além do aumento, também é necessária a nitidez da imagem, isto é, a capacidade de observar estruturas individualizadas. No microscópio de luz, existem três sistemas de lentes: condensadora, objetivas e oculares. O condensador concentra a luz de uma lâmpada e projeta um feixe luminoso sobre o espécime. A objetiva recebe a luz que atravessou o espécime e projeta uma imagem aumentada do objeto em direção à ocular, que novamente amplia a imagem e a projeta.

• Microscopia de contraste de fase e de contraste diferencial de transferência

A microscopia faz uso de um sistema de lentes que produz imagens visíveis de objetos quase transparentes. Ela é baseada no fato de que a luz varia sua velocidade ao atravessar estruturas celulares e extracelulares que possuam índices de refração diferentes. A microscopia de contraste diferencial, também chamada de microscopia de Nomarski, produz uma imagem aparentemente tridimensional.

• Microscopia de polarização

A microscopia de polarização é formada por dois filtros polarizadores, o feixe de luz passa pelo primeiro filtro, o segundo filtro, colocado perpendicularmente ao primeiro, tem a função de bloquear a passagem de luz. Ao colocar uma estrutura (molecular, atômica, ou com alto grau de orientação) entre os filtros, irá modificar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com