TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Serviço Social

Monografias: Metodologia Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 4

Metodologia Cientifica e Pesquisas

Metodologia Científica é um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento de maneira sistemática. Para se obter conhecimentos de determinado temas, envolvemos diversos tipos de pesquisas que podem ser; a bibliográfica, documental, experimental e pesquisa em campo, entre outras, a qual é definida de acordo com o tipo de pesquisa que se pretende realizar.

O planejamento de uma pesquisa depende da problemática a ser investigada e de sua natureza e situação ,espaço-temporal em que se encontram e quanto a natureza e nível de conhecimento do investigador. A pesquisa científica consiste em um processo metódico de investigação, recorrendo a procedimentos científicos para encontrar respostas para um problema. Para a pesquisa, é obrigatório avaliar se o problema apresenta interesse para a comunidade científica e se constitui um trabalho que irá produzir resultados novos e relevantes pa Existem diversos tipos de pesquisas, as quais podem ser definidas de acordo com a forma de abordagem, podendo ser quantitativa ou qualitativa.

As pesquisas são de extrema importância para o campo do serviço social, tanto quanto para outros campos de atuação do ser humano, pois fornecem informações imprescindíveis para a formulação de projetos, políticas públicas, etc.

Quanto à abordagem do problema, a metodologia da pesquisa pode ser:

• Quantitativa: método de pesquisa que recorre a diferentes técnicas estatísticas para quantificar opiniões e informações.

• Qualitativa: é uma pesquisa descritiva que explora as particularidades e os traços subjetivos considerando a experiência pessoal do entrevistado.

Ciências Humanas e Sociais dentro da Função do Assistente social

O assistente social deve ter o objetivo de atuação profissional a contribuição de ordem social, politica e econômica menos desigual. Deve atuar contra os problemas das injustiças que afetam os desamparados socialmente, garantindo os direitos cíveis sociais e políticos da classe trabalhadora, defendendo o aprofundamento da democracia, eliminação do preconceito, enfim buscando concretizar os direitos dos cidadãos que não são esclarecidos sobre seus direitos diante da sociedade.

A pesquisa Social no Campo do Serviço Social Atualmente

A profissão de Serviço Social desenvolveu em sua origem uma postura assistencial, voltado para atender as demandas da população menos assistida pelo poder público. A atuação do profissional, precisa aprimorar os conceitos teóricos, a linguagem e a pesquisa como pratica diária de trabalho, pois somente relacionando a teoria à pratica é que teremos profissionais capacitados a atuar com eficiência e eficácia em seu ambiente de trabalho.

A principal contribuição da pesquisa para o Serviço Social é o de propiciar a construção de diagnósticos e tratamento mediante o conhecimento das Ciências Sociais em princípios para o exercício da pratica profissional. A aproximação do Serviço social com a pesquisa se deu de maneira superficial, pois consistia apenas em coleta de dados acerca das condições de vida e os aspectos comportamentais dos usuários. Entretanto, “coletar dados” não significa estritamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com