TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo De Relatorio

Pesquisas Acadêmicas: Modelo De Relatorio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  1.553 Palavras (7 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 7

UNINASSAU

CARUARU-PE

SARA SANTOS SANTANA

RELATÓRIO: apresentação de todo conteúdo programático da disciplina de Teorias Politicas e Sociais.

CARUARU, 2014

SARA SANTOS SANTANA

APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS

Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina, Teorias Políticas e Sociais no Curso de Serviço Social, na UNINASAU.

Prof. Dr. Alexei Esteves Chavier.

CARUARU, 2014

RESUMO

As principais abordagens feitas em sala de aula foram sobre a relação estado e poder e como alguns autores (Marx/proletariado, Adam Smith/pai do liberalismo econômico, John Locke/pai do liberalismo politico, Montesquieu/idade das razões, Rousseau/estado politico privatista, Poulantzas/democracia e Gramsci/intelectual orgânico) como viam essas relações.

Quanto a democracia ela divide-se em duas (2) democracia participativa e democracia representativa.

Palavras-chave: Poder ,Estado e Democracia.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.................................................................................. 4

2 DESENVOLVIMENTO....................................................................... 5

2.1 METODOLOGIA.................................................................................. 7

3 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES............................................ 8

REFERÊNCIAS.................................................................................. 9

1 INTRODUÇÃO

A relação entre poder e estado fica mais clara ao estudarmos autores como: Marx, Adam Smith, John Locke, Montesquieu, Rousseau, Poulantzas e Gramsci, pois cada um deu sua contribuição para a política. E com isso diferenciar o que é poder, estado e soberania, e principalmente conhecermos qual modelo de sociedade eles propõe.

Na democracia representativa observamos que o poder fica na mão de um representante, já na democracia participativa há uma participação da população.

2 DESENVOLVIMENTO

Marx diz que o Estado deveria ser destruído para formar uma sociedade sem classe. A comuna é o governo da classe operaria ,produto da luta da classe operária contra a classe burguesa.

São alguns seguidores da teoria Marxista: Marx, Gramsci, Poulantzas e Lênin.

Locke é considerado o pai do liberalismo político.

Engels foi o fundador do Capital junto com Marx.

Rousseau defendia o liberalismo. Defendia que a democracia significava decisões coletivas, ele trata a democracia conceituando todos a vontade geral, ou seja só seria uma democracia plena se houve o consentimento de todos.

Lenin em sua obra O ESTADO E A REVOLUÇÃO reforça a teoria de Marx, que o Estado é sempre da classe dominante. Conforme essa visão a superação do capitalismo para o socialismo teria um novo poder chamado de democracia do proletariado.

Maquiavel viveu na Renascença Italiana, dando a entender nos seus escritos que todos os meios justificam os fins, e que um governante deverá ser mais temido que amado, representa o marco da politica moderna, ao escrever em sua obra O PRINCIPE comenta que todos os Estados que existiram ou existem são republicanos ou principados, hereditários ou novos, e estes conquistados ou recebidos. Dessa maneira demonstra que podem ser governados através de antecessores mediante a retomada ou não, podemos então considerar esse livro como um manual da política que ajuda os governantes na conquista de todas as formas para se chegar ou manter o poder. Maquiavel é considerado o pai da diplomacia moderna e da nova maneira de governar, ele defendia o estado nacional moderno.

Noberto Bobbio filosofo jurista e senador italiano, ocupou-se em escrever sobre teoria politica, filosofia do direito e historia do pensamento político. No entanto, considerava a liberdade política elementar para tomada de decisões, assim como a regra da maioria deve ser aplicada tanto nas eleições, como nas tomadas de decisões. Defende a democracia formada por um conjunto de regras. Na concepção de Bobbio a regra da maioria será os votos de uma democracia real. Bobbio sustenta que os eleitos não devem assumir cargos imperativos e a interesses particulares bem como as suas agremiações partidárias á quais filiados.

Poulantzas apresenta uma leitura de estudo do Estado em relação a politica social do capitalismo. Ele procura responder a crucial questão proposta por Pashukanis “ por que, para assegurar sua dominação política, a burguesia dispõe de um aparato tão especifico como o Estado capitalista- o moderno Estado representativo, o Estado nacional-popular de classe” Poulantzas argumentou que, enquanto o governo direto de classes deveria ser percebido com ilegítimo mesmo se fosse possível, o moderno Estado representativo oferece uma estrutura flexível para unificar os interesses políticos de longo prazo de um bloco no poder de outra forma, para desorganizar as classes subalternas e para assegurar o consentimento das massas populares. Na visão desse autor o Estado deve ser entendido como uma relação de forças entre as classes. Ele defendia o Estado ativo, que é o dominante,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com