TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monitoramento E Avaliação

Artigos Científicos: Monitoramento E Avaliação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  1.836 Palavras (8 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

8º SEMESTRE

MAÍRA LOPES DE BRITO RA 222366

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

JUAZEIRO-BAHIA

SETEMBRO/2013

MAÍRA LOPES DE BRITO

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

Projeto apresentado como Atividade Avaliativa da disciplina Monitoramento e Avaliação em Serviço Social do curso Bacharelado em Serviço Social da Universidade Anhanguera pólo Juazeiro sobre a orientação da professora a distância Eucilene Pita.

JUAZEIRO-BAHIA

SETEMBRO /2013

Avaliação X Monitoramento

Avaliação é o exame discreto de processos, produtos, qualidade, resultados, impactos, das ações realizadas, é a ferramenta que contribui para integrar as atividades do ciclo de gestão pública, deve estar presente –como componente estratégico desde o planejamento e formulação de uma intervenção, sua implementação (os conseqüentes ajustes a serem adotados) até as decisões sobre sua manutenção, aperfeiçoamento, mudança de rumo ou interrupção indo até o controle.

Monitoramento é o exame contínuo de processos, produtos, resultados, impactos, das ações realizadas seus objetivos são: identificar mudanças parciais a partir da linha de base das metas; controlar o cumprimento das metas estabelecidas; acompanhar a execução de um Plano de Atividades para facilitar sua correta implementação identificar erros e omissões na concepção do próprio projeto ou programa; proporcionar informações necessárias para a tomada de decisão sobre o projeto ou programa. Pode-se monitorar atividades, processos, resultados, impactos.Monitoramento também é chamado de “avaliação em processo” quando incide sobre os processos de implementação das ações,baseia-se principalmente nos dados da implementação (internos) Pode ter como referência – ou não – o “Plano de Ação” ou “Plano de Atividades”.

Mapa Conceitual

Formas de pesquisa

PESQUISA QUALITATIVA

Tem caráter exploratório, isto é, estimula os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Mostra aspectos subjetivos e atingem motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea. É utilizada quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para a interpretação. É uma pesquisa indutiva, isto é, o pesquisador desenvolve conceitos, idéias entendimentos a partir de padrões encontrados nos dados, ao invés de coletar dados para comprovar teorias, hipóteses e modelos pré-concebidos.

PESQUISA QUANTITATIVA

É mais adequada para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, pois utiliza instrumentos estruturados (questionários). Deve ser representativa de um determinado universo de modo que seus dados possam ser generalizados e projetados para aquele universo. Seu objetivo é mensurar e permitir o teste de hipóteses, já que os resultados são concretos e menos passíveis de erros de interpretação. Em muitos casos cria-seíndices que podem ser comparados ao longo do tempo, permitindo traçar um histórico de informação. Mostra-se apropriada quando existe a possibilidade de medidas quantificáveis de variáveis e inferências a partir de amostras numéricas, ou busca padrões numéricos relacionados a conceitos cotidianos.

MÉTODOS DE COLETAS DE DADOS

Amostra

•Qualitativa: não há preocupação em projetar resultados à população o número de entrevistados geralmente é pequeno.

•Quantitativa: exige um número maior de entrevistados para garantir maior exatidão nos resultados. Os dados são divulgados para a população.

Entrevista

•Qualitativa: são feitas discussões em grupo, conhecidas também como mesa-redonda, e entrevistas em profundidade em que é feito um pré-agendamento do entrevistado e sua aplicação é individual.

•Quantitativa: o entrevistado identifica as pessoas que serão entrevistadas pelos seguintes critérios: sexo, idade, ramo de atividade, localização geográfica, etc.

Questionário

•Qualitativa: geralmente as informações são coletadas por meio de um roteiro. As opiniões são gravadas e depois analisadas.

•Quantitativa: as informações são colhidas por meio de um questionário padronizado e uniformizado, com perguntas claras e objetivas.

Relatório

•Qualitativa: as informações são analisadas de acordo com o roteiro aplicado e registradas em relatório, dando ênfase às opiniões, comentários e frases.

•Quantitativa: além de interpretações e conclusões, deve mostrar tabelas de percentuais gráficos

TITULO PROJETO – Acolhimento com classificação de Risco.

EQUIPE PROJETO – Equipe multidisciplinar envolvida no atendimento de Urgência e Emergência da instituição, assistente social, coordenação de enfermagem, enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, técnicos enfermagem, equipe recepção, agentes portaria.

OBJETIVOS PROPOSTOS

OBJETIVO GERAL

 Alcançar maior presteza e eficácia na atenção dedicada aos utentes através de intervenções capazes de promover e assegurar a saúde destes, bem como a dos profissionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com