TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monitoramento E Avaliação

Trabalho Escolar: Monitoramento E Avaliação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.736 Palavras (7 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Av.Dr. João Batista de Souza Soares, 4009-Comprido - São José dos Campos/SP

CEP: 12236-660-(012)3512 1300

www.anhanguera.edu.br

0800-941-4444

SERVIÇO SOCIAL 8° MÓDULO

ATPS de MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

EM SERVIÇO SOCIAL

Tutora a Distância: Maria Elaine C. V. V. Gomes Tutora Presencial: Isabel

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP, 19 DE SETEMBRO DE 2014

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO

2- POLÍTICAS PÚBLICAS

3- AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO

4- CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DESENVOLVIDOS NOS PROJETOS SOCIAIS

5- PROJETO SOCIAL CUIDANDO DO FUTURO

5.1. IDENTIFICAÇÃO DA AÇÃO

5.2. REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL

5.3. APRESENTAÇÃO DO PROJETO

5.4. OBJETIVO GERAL

5.5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

5.6. METODOLOGIA

5.7. PÚBLICO ALVO

5.8. META DE ATENDIMENTO

5.9. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

5.10. INFRAESTRUTURA DISPONIBILIZADA PELA ENTIDADE

5.11. AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO

6- TABELA DE PESQUISAS: QUALITATIVA E QUANTITATIVA

7- SOFTWARE BRASIL HOJE

8- CONCLUSÃO

RESUMO

Nesta ATPS vamos conhecer os conceitos e metodologias de avaliação e monitora-mento de projetos sociais, os processos de planejamento e execução e acompanhamento dos resultados obtidos necessários num projeto social.

1- INTRODUÇÃO

Algumas definições que iremos trabalhar nesta ATPS são as Políticas Públicas que são ações públicas assumidas pelos governos, instituições públicas estatais com ou sem parti-cipação da sociedade que concretizam direitos humanos coletivos ou direitos sociais garanti-dos em lei. Também veremos o que venha ser monitoramento e avaliação no seu campo de atuação, ou seja, vinculado num projeto social. Teremos uma rápida, mas não menos impor-tante visão do que seja o mapa conceitual dos critérios de avaliação. Onde ficará bem claro o que venha a ser os três “Es” da avalição: Eficiência, Efetividade e Eficácia. Logo em seguida veremos um projeto social e seus meios de monitoramento e avaliação. Tal projeto tem o ob-jetivo de oferecer um local saudável e seguro para crianças e adolescentes com atividades de apoio sócio educacional, conscientizando de seus direitos e deveres como cidadãos, promo-vendo seu sucesso individual com o aprimoramento da sua competência básica e lógica, con-forme as perspectivas do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. E por fim será mostra-do o software Brasil Hoje. Vamos ter a oportunidade de conhecer um pouco mais desse pro-grama tão importante para diversos campos de atuação profissional em nosso país.

2- POLÍTICAS PÚBLICAS

Vimos a pouco na introdução que Políticas Públicas são ações públicas assumidas pelos governos, instituições públicas estatais com ou sem participação da sociedade que concretizam direitos humanos coletivos ou direitos sociais garantidos em lei. Por isso não se pode falar em política pública fora da relação entre estado e sociedade. Ela compreende tudo o que o Estado faz ou deixa de fazer o investimento, os segmentos beneficiados ou excluídos pelos serviços. Nessa compreensão, as políticas públicas podem oportunizar a melhoria da qualidade de vida da população redistribuindo renda, ou pode privilegiar setores dominantes da sociedade aumentando ainda mais a concentração de renda e da desigualdade social.

Entretanto, com o aprofundamento e expansão da democracia, as responsabilidades do Estado se diversificaram. Atualmente, é comum se afirmar que a função do Estado é promover o bem estar da sociedade, Para tanto, ele necessita desenvolver uma série de ações e atuar diretamente em diferentes áreas, tais como saúde, educação, meio ambiente.

As Políticas Públicas são a totalidade de ações, metas e planos que os governos (naci-onais, estaduais ou municipais) traçam para alcançar o bem-estar da sociedade e o interesse público. Ou seja, o bem-estar da sociedade é sempre definido pelo governo e não pela socie-dade. Isto ocorre porque a sociedade não consegue se expressar de forma integral.

A sociedade faz solicitações e pedidos para os seus representantes (deputados, senado-res e vereadores) e estes mobilizam os membros do Poder Executivo, que também foram elei-tos (tais como prefeitos, governadores e inclusive o próprio Presidente da República) para que atendam as demandas da população. As sociedades contemporâneas se caracterizam por sua diversidade, tanto em termos de idade, religião, etnia, língua, renda, profissão, como de ideias, valores, interesses e aspirações.

3- AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO

Avaliação como a própria palavra já diz e dar valor a algo, é julgar a importância de uma ação em relação a um determinado referencial valorativo e aceito como tal pelos sujeitos que avaliam. Avaliar, então, não significa apenas medir, mas julgar a partir de um referencial de valores. A avaliação tem o papel de analisar criticamente o andamento do serviço/projeto, segundo seus objetivos, tendo por base as informações produzidas pelo monitoramento. Já o Monitoramento diz respeito à observação regular e sistemática do desenvolvimento das ati-vidades, do uso dos recursos e da produção de resultados, comparando-os com o planejamento inicial. Ele deve produzir informações e dados confiáveis para subsidiar a análise da razão de eventuais desvios, assim como, das decisões de revisão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com