TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monitoramento E Avaliação Em Serviço Social

Casos: Monitoramento E Avaliação Em Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 3

4 SOFTWARE BRASIL

4.1 SOFTWARE BRASIL E A RELEVÂNCIA DE SUA UTILIZAÇÃO PARA FACILITAR A ANÁLISE DOS INDICADORES SOCIAIS E EDUCACIONAIS

O indicador de gestão é uma representação numérica de uma variável importante para um nível determinado de responsabilidade.

De acordo com o referido autor o uso de indicadores facilita o planejamento, ao apontar para movimentos significativos de variáveis relevantes em programas, projetos ou ações. Torna-se, assim, instrumento fundamental para subsidiar as propostas de intervenção na realidade, visando a um impacto positivo; o monitoramento e a avaliação são necessários à gestão governamental.

O acesso às informações sobre os municípios tem se tornado uma estratégia cada vez mais necessária e essencial para o processo de gestão das políticas públicas. Sem informações sobre a realidade não se elaboram diagnósticos efetivos, não se criam parâmetros avaliativos, não se constroem indicadores, não se traz à tona a complexidade das condições de vida da população.

Os indicadores sociais ganham cada vez mais espaço na gestão pública, como fontes privilegiadas para o mapeamento da realidade e para nortear ações e investimentos sociais.

De acordo com Retto e Mapelli (2011) o Brasil Hoje é um software que reúne indicadores sociais e educacionais, produzidos por diversos institutosde pesquisas nacionais, com o objetivo de facilitar o acesso e a análise dessas informações, sendo possível produzir relatórios agregando diferentes indicadores e estabelecendo comparações com outros municípios/localidades.

É um indicador social para a gestão do município, resultado de uma parceria estabelecida entre a Fundação Itaú Social (FIS), o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

O referido programa além de permitir o conhecimento e o monitoramento da realidade, pode se constituir em um valioso instrumento para subsidiar decisões estratégicas de implementação e avaliação de políticas, programas e projetos.

Um dos diferenciais do Brasil hoje é a maneira pela qual são organizadas e apresentadas as informações, o que permite um fácil acesso pelos usuários, o que auxilia na leitura de contextos municipais.

4.2 INDICADORES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Quadro 2: Lista dos indicadores das políticas públicas

Indicadores-impacto

Referem-se aos efeitos e desdobramentos mais gerais.

Indicadores-resultados

Estão vinculados aos objetivos finais dos programas públicos, que permitem avaliar a eficácia do cumprimento das metas especificadas.

Indicadores-insumo

São indicadores de alocação de recursos para políticas sociais.

Indicadores-processo

Indicadores intermediários, que traduzem, em medidas quantitativas, o esforço operacional de alocação de recursos humanos, físicos ou financeiros.

Indicadores objetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com