TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação E Liderança

Pesquisas Acadêmicas: Motivação E Liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/7/2013  •  1.339 Palavras (6 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 6

Sucesso, gloria, poder, status nada disso vem por acaso é necessário uma constante luta para alcançar os objetivos, é preciso saber ponderar, pois nem sempre fazemos o que gostamos, mas, no entanto é importante fazer da melhor forma o que nos propomos. Em certos momentos nos vemos em situações confortáveis, mas nem sempre é assim, os problemas ocorrem com muito mais frequência até mesmo por lidarmos com pessoas seres com pensamentos e necessidades diferentes, é preciso coragem perseverança e muita disposição e habilidade, a verdade é que o tempo esta em constante mudança surge novos desafios a cada dia despertando assim a capacidade de criar novas estratégias podemos comparar um bom líder ao um piloto de avião onde todos colocam suas vidas na mão de um só homem tendo a certeza que será conduzida com segurança, ética e responsabilidade. Agregar valores, ter visão, ser proativo chamar a responsabilidade para si coisa que poucos estariam dispostos a fazer, isto é estar motivado e ser um motivador são características de liderança, conquistar seguidores, fazer com que as pessoas o sigam é um processo de continua mudança em busca de novos aprendizados a historia narra diversos lideres que foram capazes de conquistarem milhões de seguidores pela sua capacidade de influencia e hoje nas organizações não podem ser diferente é claro que para cada lugar, pessoas ou organização é necessário estar disposto a mudar e a aprender se utilizamos o exemplo de Jesus e comparamos os discípulos como empresas, podemos ver grandes diferenças de simples pescadores a doutores e cobradores de impostos, no entanto conseguiu persuadir a todos e fazê-los cumprir seu objetivo. Com a globalização a difusão de informações e a tecnologia o mundo vem se estreitando tornando as empresas mais competitivas onde todas detém a mesma informação e disponibilidade de tecnologia sendo assim os grandes lideres estão voltados para o capital intelectual humano que é a ferramenta capaz de fazer a diferença, pois nada adianta ter as melhores instalações, equipamentos se seus colaboradores estiverem motivados.

Hoje com o aumento da competitividade, as empresas têm uma necessidade de crescer imediatamente visando cada vez mais conquistar mercados e manter os índices de crescimento bem como garantir a sua sobrevivência. Para que isto ocorra à empresa além de preocupar-se com os clientes externos, tem que estar também de olhos voltados para os clientes internos, buscando métodos de torná-los mais participativos e envolvidos com a empresa. Talvez este seja um dos grandes desafios para os lideres organizacionais de nossa atualidade. Aprender a cuidar do cliente interno, pois hoje não trabalhamos mais tão somente por salário sentimos uma necessidade imensa de sermos reconhecidos como uma parte integrante da negocio de uma empresa. Acredito que somente com muita criatividade são possíveis que se possa motivar aos colaboradores a se tornarem molas impulsionadoras da organização, volto a lembrar que informação e tecnologias praticamente todos detém, porém o capital humano ainda faz a diferença. E tão somente lideres instruído, capacitados e com amor ao que fazem podem motivar os colaboradores, pois eles são a ponte de ligação entre a empresa e o colaborador, ou seja onde estamos e onde queremos chegar.

Resistência dos funcionários e do próprio líder à mudança. Este é um paradigma que vem sendo quebrado de forma lenta, se olhar para o passado desde os primórdios pode-se notar quantos conceitos pré-estabelecidos já não existem mais, quantas mudanças aconteceram, como dito antes são lentas, no mundo empresarial não é diferente somos refratários a mudanças, mas somos capazes de enxergar a real necessidade para que elas aconteçam, a frase "time em que esta ganhando não se mexe", embora funcione já não é tão expressiva sendo que todos os seus concorrentes ou oponentes obtêm a mesmas informações, praticam preços e qualidades iguais, ai onde podemos ser diferentes. Novamente é a capacidade do capital humano em fazer a diferença. Acredito que a mudança é inevitável. Mas como? Quando? Em quanto tempo? Cabe ao empreendedor através de um departamento de recursos humanos desenvolverem mecanismos para a plena conscientização de todos os colaboradores a necessidade de estar preparados para mudanças.

Motivação. As empresas desenvolvem tecnologias, propagandas, projetos de melhorias tudo a fim de conquistar mercado de fidelizar clientes, no entanto nada disso será diferencial se não tiver um quadro de colaboradores criativos totalmente envolvidos com o objetivo da empresa. Sendo assim, o que fazer? Como despertar talentos? A palavra MOTIVAÇÃO vem da junção de MOTIVO + AÇÃO. Cabe ai uma pergunta o que motiva o colaborador? Qual a ação a tomar? Portanto é de responsabilidade dos lideres empreendedores estarem antenados para atividade de motivação de um grupo, pois isto em individual fica meio abstrato. Lembro-me em ter lido em algum artigo que diz o seguinte, "é mais barato manter os funcionários motivados do que aplicar em altas tecnologias se eles não estão motivados". A motivação pode ser definida como um conjunto de conduta de um indivíduo que provoca nele um novo ânimo, e como começa a agir em busca de novos horizontes, de novas conquistas. O líder que conseguir enxergar a motivação como um combustível para tornar os colaboradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com