TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motor

Exames: Motor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  2.027 Palavras (9 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 9

BRINCANDO COM AS HABILIDADES MOTORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Fernanda Silva dos Santos

RESUMO

Tal artigo trata de um relato de experiência das aulas de Educação Física em um Centro Municipal de Educação Infantil no município de Serra- ES, que tem como objetivo principal o trabalho das habilidades motoras através de jogos e brincadeiras, buscando de maneira lúdica que elas possam, progressivamente, atingir o estágio maduro de cada uma das habilidades. Além de tratar a Educação Física como intervenção pedagógica assumindo atividades corporais em suas dimensões culturais, sociais e biológicas. Dando significado a sua incorporação no currículo da Educação Infantil.

Palavras-chave: Educação Infantil; Educação Física Escolar; Habilidades Motoras.

INTRODUÇÃO

A inserção da Educação Física no contexto da Educação Infantil vem se ampliando de forma significativa nos últimos anos no Brasil e isso se deve, em grande parte, à Lei de Diretrizes e Bases da Educacional Nacional de 1996, que propugna a Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica e a Educação Física, como componente curricular obrigatório desse nível de ensino. Entretanto, se, por um lado, a inserção da Educação Física no contexto da Educação Infantil já conquistou sua legalidade, por outro, o desafio posto na atualidade é de natureza teórico-metodológica, ou seja, de como concretizar a práxis pedagógica dessa disciplina, considerando as especificidades da criança de zero a seis anos.

Neste ano deparei-me com minha primeira experiência na Educação Infantil, já havia trabalhado nos outros níveis de ensino, mas com crianças de 01 (um) a 05 (cinco) anos era uma vivência nova. Além disso, também estava vivenciando o primeiro ano da Educação Física na Educação Infantil, no município de Serra/ES, era tudo muito novo, tanto pra mim como para os profissionais e alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) desta localidade.

Ao deparar-me com tal realidade, fui buscar auxílio de alguns amigos profissionais de Educação Física atuante na Educação Infantil na rede municipal de Vitória/ES, para poder me situar nesse universo até então desconhecido para mim. Visualizei e estudei vários projetos desenvolvidos outrora pelos mesmos, uns com mais complexidades outras mais simples e optei por iniciar meu trabalho no CMEI com as habilidades motoras básica, no projeto “Brincando com as habilidades motoras”, uma vez que entendia ser esse o caminho mais adequado para aquele momento inicial dessa nova relação Educação Física x CMEI no município de Serra/ES.

As Habilidades Motoras Básicas são uma série de movimentos relacionados aos quais desempenham tarefas motoras básicas. Os movimentos básicos são classificados em três categorias: Habilidades locomotoras, habilidades manipulativas e habilidades estabilizadoras.

Assim sendo, desenvolver as habilidades motoras básicas significa oportunizar as crianças o aprendizado das mesmas, bem como uma vivência ampla e diversificada de maneira que elas possam, progressivamente, atingir o estágio maduro de cada uma das habilidades.

De acordo com o modelo de desenvolvimento de Gallahue (1982), as crianças de dois até sete anos devem ser trabalhadas ao máximo no sentido de desenvolver as habilidades básicas, sem preocuparmos com as habilidades específicas.

Sendo assim o profissional de Educação Física, cumpre o papel de estimulador do aluno, enfatizando, porém a importância da Educação Física para o desenvolvimento global, a inclusão na sociedade e cujo seu maior papel é auxiliar na melhoria da qualidade de vida.

Dentre os objetivos propostos neste projeto temos:

• Tratar a Educação Física como intervenção pedagógica assumindo atividades corporais em suas dimensões culturais, sociais e biológicas.

• Desenvolver as atividades motoras básicas para que elas contribuam para o desenvolvimento das habilidades motoras especializadas, ou seja, aquelas que envolvem atividades motoras mais complexas;

• Valorizar o movimento corporal do sujeito não somente como uma necessidade físico-motora do seu desenvolvimento, mas também como uma capacidade intencional e expressiva;

• Ampliar o conhecimento das práticas corporais infantis – envolve aprendizagens das práticas de movimentos corporais que constituem a cultura infantil, na qual o sujeito se encontra inserido;

• Promover atividades explorando as várias possibilidades da prática da Educação Física nos diferentes espaços do CMEI.

A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Compreendendo que na Educação Infantil as crianças estão passando por inúmeros processos de transição, seja com relação ao seu desenvolvimento motor, físico e/ou intelectual, percebemos a necessidade de estimular esses processos de desenvolvimento oferecendo as crianças diversificadas situações de movimento, de vivências e experiências com relação ao seu corpo e ao contexto onde estão inseridas.

A Educação Física na Educação Infantil pode configurar-se como um espaço em que a criança brinque com a linguagem corporal, com o corpo, com o movimento, alfabetizando-se nessa linguagem. Brincar com a linguagem corporal significa criar situações nas quais a criança entre em contato com diferentes manifestações da cultura corporal, sobretudo aquelas relacionadas aos jogos e brincadeiras, às ginásticas, às danças e às atividades circenses, sempre tendo em vista a dimensão lúdica como elemento essencial para a ação educativa na infância.

Concordando com Kunz (2003), é no brincar que a criança constrói simbolicamente sua realidade e recria o existente a partir de ações cotidianas. A atividade espontânea da criança que brinca livremente pelo prazer do fazer, conforme suas motivações internas, com um fim em si mesmo, é que permite novas criações e decidir sobre os papéis que vai assumir/representar. Neste sentido, a vivência das relações que podem advir com as brincadeiras resulta numa gama de subsídios para instigar a curiosidade, expressar dúvidas, levantar eventuais hipóteses e resolver problemas.

Nesse sentido, é que se justifica a importância do brincar na Educação Infantil, através dele surge toda a simbologia refletida nas brincadeiras de faz-de-conta, de expressão e linguagem corporal. Isso porque, em todos os momentos que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com