TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODOS COMPORTAMENTÁRIOS

Projeto de pesquisa: MÉTODOS COMPORTAMENTÁRIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.217 Palavras (17 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO

Estima-se que 10 milhões de brasileiras estejam expostas à gestação indesejada, em decorrência do uso inadequado ou do não uso de métodos anticoncepcionais (CURITIBA, 2002).

O Planejamento Familiar é um conjunto de ações em que são oferecidos todos os recursos para concepção e anticoncepção, cientificamente aceitos e não colocar em risco a vida e a saúde das pessoas, com garantia da liberdade de escolha, dos direitos sexuais e reprodutivos (BRASIL, 2006).

No Brasil, o uso de métodos contraceptivos por mulheres em idade fértil é bastante alto (cerca de 86%, segundo o Ministério da Saúde), porém ainda percebe-se que este uso ocorre muitas vezes após a primeira gestação ou aborto, ou seja, meninas se arriscam.

Os métodos contraceptivos são utilizados por pessoas que têm vida sexual ativa e querem evitar uma gravidez. Além disso, eles também protegem de doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Há vários tipos de métodos contraceptivos disponíveis no mercado, como a camisinha masculina, camisinha feminina, o DIU, contracepção hormonal injetável, contracepção hormonal oral, implantes, espermicida, abstinência periódica, contracepção cirúrgica, contracepção de emergência, entre outros.

Dentre tantos métodos disponíveis, torna-se necessário o auxílio de um médico para definir a escolha de qual método utilizar, pois ele levará em consideração a idade da pessoa, a frequência com que mantém as relações sexuais, necessidades reprodutivas, saúde, etc.

Os métodos contraceptivos existem em razão da necessidade da mulher e/ou do casal decidir quando e quantos filhos desejam ter. Graças ao avanço da ciência e da medicina, hoje se tem à disposição uma gama deles, permitindo com que sejam adotados aqueles que mais se adaptam às condições do usuário.

É muito importante ter consciência de que qualquer método escolhido só funcionará se for utilizado da maneira correta. Por último, vale ressaltar que, apesar da existência de muitos métodos contraceptivos na atualidade, somente a camisinha feminina e masculina são capazes de prevenir, além da gravidez não planejada, muitas doenças sexualmente transmissíveis, sendo importante seu uso em todas as relações.

O processo de escolha informado na regulação da fecundidade baseia-se nos princípios de proporcionar bem-estar às pessoas, quanto à sua autonomia, expectativas, necessidades e poder de decisão (OSIS MJD, et al, 2004).

Dentre os métodos contraceptivos há os que são reversíveis e os que são irreversíveis. Os métodos reversíveis, também chamados de temporários, são aqueles que ao deixarem de ser utilizados, permitirão uma gravidez. Os métodos irreversíveis, também conhecidos como definitivos, são aqueles que exigem uma intervenção cirúrgica, como vasectomia, para os homens; e laqueadura tubária, para as mulheres.

Ter acesso a método contraceptivo, para o uso de forma regular é um dos fatos mais importantes para estruturação de um sistema de planejamento familiar. Muitas vezes, o método contraceptivo pode estar disponível, mas nem sempre se sabe como usá-lo corretamente (SANTOS JÚNIOR, 1999).

2- MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

Os Métodos contraceptivos são processos que permitem reduzir as hipóteses de ocorrer uma gravidez não desejada e prevenir a transmissão das doenças sexualmente transmissíveis. Ao escolher um método anticoncepcional (CARVALHO, 1987) deve-se considerar os fatores pessoais, psicológicos, culturais, religiosos, econômicos, sociais, médicos e técnicos. Além de observar a eficácia, inocuidade, aceitabilidade, disponibilidade, facilidade de uso e reversibilidade de cada método.

Nenhum método contraceptivo é o mais adequado para todas as mulheres ou homens, de todas as idades e em todas as situações. O seu médico pode ajudá-lo a decidir o método mais apropriado de acordo com a idade, frequência de atividade sexual, da nossa saúde, necessidades morais e reprodutivas.

Os métodos contraceptivos ainda podem ser classificados como reversíveis e irreversíveis. Os métodos contraceptivos reversivos são métodos que ao deixarem de ser utilizados permitem uma gravidez, em contrapartida os métodos contraceptivos irreversíveis destinam-se a casais que não desejam ter filhos uma vez que são praticamente irreversíveis. A sua eficácia é quase total e exigem uma intervenção cirúrgica.

Na orientação sobre os métodos anticoncepcionais deve ser destacada a necessidade da dupla proteção (contracepção e prevenção as DST e HIV/AIDS), mostrando a importância dos métodos de barreira, como os preservativos masculinos ou femininos.

Os métodos contraceptivos são classificados em cinco grupos:

 Métodos comportamentais;

 Métodos de barreira;

 Métodos hormonais;

 Métodos cirúrgicos;

 Dispositivos intrauterinos.

3- MÉTODOS COMPORTAMENTAIS

Esses métodos baseiam-se na observação das características do ciclo menstrual, com abstinência sexual durante alguns períodos. Requerem que a mulher esteja sempre atenta aos sinais e seja capaz de reconhecê-los adequadamente, já que podem ocorrer variações importantes.

Os métodos naturais contraceptivos englobam todas as técnicas baseadas na auto identificação dos diferentes momentos do ciclo menstrual feminino e consequente abstenção de relação sexual com contato genital no período fértil (CURITIBA, 2002).

Os métodos comportamentais de planejamento familiar (BRASIl, 1996) referem-se às técnicas para obter ou espaçar a gravidez, mediante a auto-observação de sinais e sintomas que ocorrem naturalmente no organismo feminino ao longo do ciclo menstrual.

Esses métodos apresentam baixa eficácia, alteram o comportamento do casal, dependem de motivação e aprendizado e não protegem contra doenças sexualmente transmissíveis.

Os métodos naturais apresentam falhas em 10 a 30% dos casos e são desaconselhados para: quem não possui parceiro fixo; no início da vida sexual; casais que desconsideram totalmente a possibilidade de gravidez.

Estes métodos são: Coito Interrompido, Método de Ovulação Billings, e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com