TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Necessidade de conhecimento de direitos e deveres

Por:   •  18/9/2018  •  Artigo  •  1.373 Palavras (6 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 6

Centro de Ensino Liceu Maranhense

Turma 204, vespertino

        

Necessidade do conhecido de direitos e deveres dentro da escola

Kaila dos Santos Pereira¹

Marcos Antonio Branco Pereira Junior²

Marcus Vinicius Silva Costa³

Mariana Lima Madeira

Veronica Cristina Silva Amorim

Wendysson Rhuan Setubal Castro

Profª Orientadora: Flavia Feitosa

 

São Luís - MA

2017

NECESSIDADE DO CONHECIMENTO DE DIREITOS E DEVERES DENTRO DA ESCOLA.

Kaila dos Santos Pereira ¹

Marcos Antônio Branco Pereira Junior ²

Marcus Vinicius Silva Costa ³

Mariana Lima Madeira

Veronica Cristina Silva Amorim

Wendysson Rhuan Setubal Castro

Resumo

   Todo indivíduo que tem seus direitos civis, políticos e fundamentais garantidos na constituição federal é considerado cidadão e todo cidadão tem deveres que devem ser cumpridos, quando esses parâmetros são seguidos, então compreende-se a pratica da cidadania. A escola é um ambiente composto de cidadãos em si e cidadãos em formação, os alunos.

   O objetivo deste estudo é avaliar se a cidadania está sendo exercida pelos agentes participantes do ambiente estudantil e quais as consequências se não forem exercitados adequadamente. Tendo em mente que todo indivíduo, mesmo em formação, deve ser respeitado.

Palavras – chaves: Cidadania, escola, direitos e deveres.

Abstract

   Every individual who has his civil, political and fundamental rights guaranteed in the federal constitution is considered a citizen and every citizen has duties that must be fulfilled, when these parameters are followed, then the practice of citizenship is understood. The school is an environment made up of citizens in themselves, and citizens in training, students.

   The purpose of this study is to evaluate if the citizenship is being exercised by the participants agents of the student environment and what consequences if they are not exercised properly. Bearing in mind that every individual, even in training, must be respected.

Keywords: Citizenship, school, rights and duties.

Introdução

   Primeiramente, oque seria cidadania?  Bom, existem varias formas de elucidar este assunto, mas em geral, a cidadania e nada mais que um conjunto de direitos e deveres, civis, políticos e sociais estabelecidos por uma constituição de uma sociedade, das quais são exercidos pelos indivíduos da mesma.

   Em vista desse conceito, chegamos a conclusão da importância da implantação da cidadania no meio estudantil, afinal, é onde o individuo estar em processo formação de caráter e senso de responsabilidade e é desde cedo que é preciso fazer o mesmo entender a importância dos seus deveres e de como buscar a pratica dos seus direitos.

  1. Necessidade de direitos e deveres dentro de uma sociedade.

   Sem os direitos e deveres impostos em uma sociedade teríamos uma comunidade caótica, pois assim a maioria das pessoas não respeitariam o próximo tendo a discrimina-lo por seu estilo de vida diferente, não teríamos direito a propriedade, ou seja, mesmo que você tenha uma casa, qualquer pessoa poderia invalida e tomar a sua casa sem sofrer punição, a liberdade de expressão também deixaria de existir, a desigualdade entre mulheres e homens poderia ser feita sem qualquer punição e  o ambiente em que vivemos seria depredado, pois sem os deveres não teriam ordens a se seguir sobre o ambiente logo assim não teria punição ao indivíduos que  desrespeitassem o patrimônio publico e com o direito a vida ausente pessoas poderiam matar outras sem levar qualquer tipo de punição por isso há uma importância muito grande de impor direitos e deveres em uma  sociedade, pois assim não teremos uma comunidade desorganizada.Com obrigações e privilégios imposto a uma sociedade os cidadãos vão usufruir de seus privilégios, obedecer suas obrigações e denunciar aqueles que não cumprem os seus deveres para que assim se construa um ambiente harmonioso em que vivem.

   Os Direitos fundamentais da sociedade são de grande ajuda para os cidadãos, pois sem eles você não teria direito a vida ,a liberdade, a segurança, a igualdade, a saúde, ao lazer entre outros. Também com a existência dos direitos e deveres podemos eleger nossos lideres políticos para governar tal sociedade e também exigir deles direitos que nós cidadãos temos, como o direito a moradia, ao saneamento básico, a atendimento medico de qualidade, transporte publico entre outros

   É importante salientar que o conhecimento do cidadão de seus direitos e deveres são bastante importante pois assim eles saberão quando alguém desrespeitou os seus direitos e sabem para quem recorrer para denunciar tal ato e eles também irão ter consciência de que seus atos estão fora ou dentro da lei imposta em tal sociedade

  1. Cidadania nas escola.

   Muitos pensam que cidadania é apenas exercer seus direitos e deveres civís, políticos e sociais, mas vai muito além disso. É uma atividade coletiva, que depende não só dos políticos, mas de nós mesmos. Um verdadeiro cidadão está sempre em busca de melhorias, e não fica esperando atitudes de um político para melhorar seu bairro, ele pode iniciar a melhoria do local por si próprio, batendo de casa em casa, fazendo atividades que  resultam em uma melhoria .

  A escola tem um papel de formar cidadãos, que são os alunos, e cada aluno tem q função de exercer sua cidadania. Os professores devem, por meio de atividades, mostrar para os alunos a importância deles na sociedade, conhecer e fazer além do que apenas seus direitos e deveres , entender que pequenos atos pode mudar a realidade de algumas pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (223.6 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com