TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O After Quarentine

Por:   •  20/11/2020  •  Seminário  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 4

1 – Por que as pessoas aceitam impor a si mesmas todas as restrições que a vida em uma república implica?

Para saírem do chamado “Estado de Natureza”, uma vez que, para Hobbes, o estado de natureza seria um completo caos, chamado de a guerra de todos contra todos. Uma vida em república serviria para a asseguração da segurança e da propriedade de cada um, pois antes do contrato social, que seria justamente a saída desse estado de caos, as vontades daquele que era mais poderoso eram realizadas, ou seja, as pessoas abrem mão da liberdade para a garantia de uma segurança, na qual não podiam contestar o seu soberano.

2 – Como Hobbes descreve as interações humanas antes de haver leis e punições para certos atos como o roubo?

Se o poder não for suficiente para garantir a segurança, cada um confiará, e poderá ligar, apenas para a sua própria força e capacidade, como forma de proteção do estado de natureza que era uma constante briga e proteção contra todos os outros. Roubar uns aos outros sempre foi um comércio, e tão longe de ser considerado contrária à lei de natureza que quanto maior era o lucro conseguido maior era a honra adquirida. Nesse tempo os homens tinham como únicas leis as da honra, ou seja, evitar a crueldade, isto é, deixar aos outros as suas vidas e os seus instrumentos de trabalho.

3 – Por que a mera existência de uma multidão de pessoas não é garantia de segurança contra inimigos?

Porque quando as multidões são pequenas, é somente um dos lados da multidão, seja o lado contra ou o a favor, ter um aumento de pessoas ou uma diminuição delas que gerara uma desigualdade de poder e, consequentemente, a desigualdade de poder, favorecendo um dos lados da multidão, dando brechas para tal domínio. Fora que nenhuma das multidões é capaz de julgar, devido as opiniões distintas e o foco em um pensamento individual, o que impede ou dificulta o pensamento coletivo e o seu julgamento pleno, pois as opiniões quanto ao uso da sua força são diferentes.

4 – Que razões Hobbes apresenta para explicar o fato de que formigas e abelhas vivem em sociedade apesar de não possuírem razão?

O fato de os seres humanos estarem em constante competição entre si, pela honra e pela dignidade no estado de natureza, coisa que não ocorre com esses animais, evitando assim o ódio e o surgimento de guerras. Além disso, tem-se a constante relação entre bem comum e bem individual, ou seja, para esses animais não haveria a distinção entre eles, logo, sempre que praticassem o bem individual estariam exercendo o bem coletivo, gerando uma relação harmônica entre si, já os seres humanos se baseiam em superar o outro e em estar por cima do outro, não em se ajudarem. Há também o fato desses animais não julgarem, devido há falta de racionalidade, ou seja, se uma abelha rainha administra mal a sua colmeia, as abelhas operárias não iriam se revoltar contra ela, pois não possuem tal discernimento, diferentemente dos homens que são capazes de julgar até mesmo os mais sábios, como ocorreu com Sócrates. Há também a falta, nesses insetos, da capacidade de julgar a aparência ou julgar o outro, o que ocorre constantemente com os humanos, uma vez que julgam a aparência, o estilo, a fala, etc. Existe o fator de felicidade e estar satisfeito mesmo que passando por várias coisas, no caso dos animais irracionais, já o ser humano, mesmo que esteja ocorrendo tudo bem, se acontecer alguma coisinha, por mínima que seja, é capaz de desestabilizar completamente. E o fato de serem seres que se relacionam de forma harmônica naturalmente, diferente dos homens, que em sua natureza estão em constante briga e caos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com