TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CARACTERIZAÇÃO DOS PERÍODOS DO CAPITALISMO

Por:   •  17/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 6

1. CARACTERIZAÇÃO DOS PERÍODOS DO CAPITALISMO:

1.1 CONCORRENCIAL (SÉC. XIX); 1.2 O IMPERIALISMO CLÁSSICO (FIM SEC. XIX ATÉ A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL); 1.3 O CAPITALISMO TARDIO (PÓS 1945 ATÉ A PRESENTE DATA): quais as principais características de cada um desses períodos históricos.

RESPOSTA: Concorrencial (séc. XIX): Concentração de riquezas, liberalismo, industrialização, capitalismo no Brasil, sua principal característica é a critica ao capitalismo, seu marco foi a 1ª revolução industrial, trazendo consigo novas tecnologias do século XVIII e teve o inicio no século XIX, as máquinas a vapor e um pouco mais tarde a energia elétrica.

Imperialismo Clássico: Uma das características é a substituição livre, concorrência capitalista pelos monopólios capitalistas, o acirramento de uma disputa entre os países imperialistas pela hegemonia da Europa, a partilha do mundo entre as associações capitalistas e a partilha do mundo entre as grandes potências. O imperialismo é a fase monopolista do capitalismo, a fusão do capital bancário com o capital industrial, e a criação baseada nesse capital financeiro da oligarquia financeira, exportações de capital. Só houve transformação do capitalismo imperialista quando chegou a um determinado grau, muito elevado do seu crescimento.

Capitalismo tardio: Conceito usado pelos neomarxistas para se referir ao capitalismo posterior a 1945, estágio que incluía a chamada “ERA DE OURO DO CAPITALISMO”, houve uma enorme expansão, capacidade produtiva, baseado no desenvolvimento tecnológico, resultando em superprodução, com a redução do emprego industrial mediante transferência de postos de trabalho para o setor terciário e precarização do emprego.

2. CAPITAL BANCÁRIO, CAPITAL INDUSTRIAL, CAPITAL FINANCEIRO: o que é cada um deles, quais suas principais características?

RESPOSTA: CAPITAL BANCÁRIO: é o termo que designa qualquer meio ou mecanismo que representa riqueza, o capital bancário se apresenta sob forma de dinheiro e cuja renda se apresenta sob a forma de empréstimo, os juros são o seu preço irracional (o preço irracional do dinheiro é o preço da mercadoria) e este é uma parcela da mais-valia, que é produzida pelo capital industrial ou comercial, e que é servida ao capitalista banqueiro pela compra da mercadoria capital. Sua característica é captar os recursos dos superavitários e empresta-los a juros aos deficitários, gerando uma margem de ganho.

CAPITAL INDUSTRIAL: é uma nova fase do sistema econômico, que surge em meio a um processo de revoluções politicas e tecnológicas, na segunda metade do século XVIII. Com esta nova fase, é superado o capitalismo comercial, também chamado como mercantilismo, que surgiu em fins do século XIV e vigorou até então. Sua característica é transformar a matéria prima em produtos comercializáveis, utilizando para isso a força humana, maquinas e energia.

CAPITAL FINANCEIRO: Pode ser atendido como o capital representado por títulos, obrigações, certificados e outros papéis negociáveis e rapidamente conversíveis em dinheiro.

Uma vez que as necessidades de liquidez variam significativamente entre os agentes econômicos, há uma grande variedade de instrumentos, sob a forma de contratos que combinam diferentes ativos e são comercializados nos mercados financeiros.

As características do capital financeiro são: podem ser usados na produção de outros bens e esta característica faz do capital um fator de produção. São feitos por humanos, em contraste com a terra, que é um recurso natural, localização geográfica e mineral.

Não se esgotam imediatamente no processo de produção, como matérias primas e bens intermediários.

3. CRACK DA BOLSA DE NY 1929 (A GRANDE DEPRESSÃO/CRISE DE 1929-1932): o que foi, o que causou, quais as principais características, quais as principais consequências para os trabalhadores e empregados?

RESPOSTA: Foi uma crise de superprodução, que causou uma grande depressão econômica e teve como seu grande marco o dia 29 de outubro de 1929 e persistiu ao longo da década de 1930 terminando apenas na segunda guerra mundial. A grande depressão é considerada o pior e mais longo período de recessão econômica do século XX. As ações das grandes empresas sofreram uma queda vertiginosa, perdendo quase todo o seu valor financeiro. As empresas foram forçadas a reduzir o ritmo de suas produções, em função disso, promoveram a demissão em massa de seus funcionários, durante a crise havia 15 milhões de desempregados, teve também uma queda drástica do produto interno bruto de diversos países, bem com a queda drástica na produção industrial, preços de ações e em praticamente todo medidor de atividade econômica em diversos países do mundo. O Crack da bolsa de valores de NY abalou o mundo inteiro.

4. FORDISMO: o que é, quando foi o auge de sua implementação, quais as principais características, quais os objetivos, o que representava para os trabalhadores e para os empregadores, quando o porquê declinou?

RESPOSTA: É o nome dado ao modelo de produção automobilística em massa, instituído pelo norte americano Henry Ford. Este método consistia em alimentar a produção através do aumento de eficiência e baixar o preço do produto. O período que se segue ao 2º pós-guerra é considerado o auge do fordismo na história do capitalismo. O fordismo tem como principal característica a fabricação em massa, Henry Ford criou este sistema baseado numa linha de montagem. O objetivo principal deste sistema era

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com