TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caso Dos Exploradores De Cavernas

Dissertações: O Caso Dos Exploradores De Cavernas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 5

Utilizando sua perspicácia, bem como os conhecimentos amealhados em sala de aula, analise o texto abaixo e trace suas ponderações em resposta às questões abaixo formuladas.

O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS

Lon L. Fuller

Aproximadamente no ano de 4.299, em Commonwhealt, cinco membros de uma sociedade espeliológica amadora, resolvem fazer uma expedição em uma caverna de rocha calcária em um lugar ermo. Ao chegarem a um determinado ponto do interior daquela caverna, houve um desmoronamento, que bloqueou a saída dos elementos.

Quando sua família se deu conta da demora no retorno dos espeliólogos, encaminharam-se à instituição da qual eles faziam parte, no afã de encontrá-los. Ao chegarem na sede da sociedade, contataram um dos diretores, que verificou, perante algumas anotações ali deixadas, que eles haviam se encaminhado àquela localidade.

A equipe de resgate foi chamada para averiguar o que teria acontecido com os cinco homens, já que seu retorno não havia sido percebido. Descobriu-se, então, o que se sucedera aos pobres amadores: Estavam presos e incomunicáveis em uma rocha que, pelas suas características químicas, não possuía provisões naturais, assim como água, vegetais ou animais.

Foram contratadas algumas firmas, no intuito de salvar desafortunados exploradorores, para que imediatamente desobstruíssem aquele que seria o único contato com o mundo exterior. Porém, a granulometria da rocha calcária é precária e, constantemente, suscetível à todo tipo de deslize de partes à ela integrante. No trabalho de salvamento, em determinada circunstância, a equipe de resgate que havia sido contratada sofreu uma baixa de dez bravos homens, que tentavam liberar a entrada da caverna, em virtude movimento brusco de terra, que os soterrou, tirando-lhes a vida.

Ao chegarem ao vigésimo dia a equipe de salvamento conseguiu contato com os enclausurados, através de um rádio transistorizado, que os indivíduos transportavam consigo. Entretanto, tal aparato radiofônico, pouca carga tinha em suas baterias, abreviando a possibilidade de tempo de conversação com o mundo exterior. Havia-se, portanto, estabelecido apenas um breve contato, para que se pudesse analisar de que forma poderia-se resgatá-los, dando uma assistência psicológica, favorecendo a própria resistência destes homens que se encontravam nesta situação a tanto tempo.

Com a previsão de que ainda restaria o prazo de dez dias para conclusão da liberação dos espeliólogos, eles pediram a opinião dos médicos que estavam de plantão no acampamento do lado de fora, se teria a possibilidade de resistência física sem a alimentação, - pois suas perspectivas de permanência naquele local era de um breve período de tempo, e suas provisões já haviam acabado a alguns dias - foram informados de remotas chances de sobrevivência. Então os exploradores, através de seu líder Roger Whetmore, questionaram aos médicos se eles sobreviveriam se um dos parceiros presentes servisse de alimento aos outros, na esperança de que, pelo menos, outros quatro tivessem uma expectativa de saírem dessa terrível estado famélico. Os médicos, a contra-gosto, responderam positivamente. Whetmore que, após oito horas deste manifesto, anunciou que eles haviam tomado uma decisão suis generis : Um dos membros ali presentes, iria servir de alimento aos outros. Pediram, os exploradores, conselho às autoridades que ali estavam sobre a questão; juiz e sacerdote não quiserem enfrentar a questão, negando-se a responderem. Desta maneira, encerraram-se as comunicações, em virtude do fim da carga da bateria do rádio que possuíam.

Ao término dos trabalhos de salvamento, no prazo previsto de dez dias, constataram que só estavam vivos quatro, dos cinco membros da sociedade espeliológica, Roger Whetmore havia sido morto e servido de alimento aos companheiros no vigésimo terceiro dia de prisão.

QUESTIONAMENTOS:

1. Qual é a responsabilidade dos sobreviventes?

Os quatro sobreviventes foram responsáveis diretos pelo homicídio de Roger Whetmore.

2. O que os acadêmicos pensam sobre o comportamento dos sobreviventes?

Analisando a situação apenas por aqueles que estavam inseridos na caverna, poderíamos contextualizar que estavam numa situação de estado de natureza. Dentro dessa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com