TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exploradores caverna

Por:   •  29/5/2015  •  Resenha  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  1.253 Visualizações

Página 1 de 2
  1. O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA

Fazer uma sintese do livro.

  1. A SENTENÇA DE KEEN J.

Keen J. é o magistrado responsável pelo quarto voto que inicialmente optou por separar as demandas que compreendia não serem atribuidas ao juri mencionando que o presidente do Tribunal não poderia intervir em veredicto que seja atribuição única do Poder Executivo.

  1. O CASO DOS EXPORADORES DE CAVERNA E O DIREITO PENAL BRASILEIRO

  1. PRINCÍPIOS DE DIREITO PENAL
  1. MATERIALIDADE DO CRIME

Materialidade do Crime conforme ensina Guilherme de Souza Nucci, trata-se da prova da existência do crime.[1] Para que a prática delitiva gere consequências processuais penais, deverá esta ser comprovada através dos próprios vestígios deixados pelo agente.

Há crimes em que a materialidade fica explicíta após o ato, nestes casos podemos citar o mesmo do feito em análise: o homícido. No crime de homícidio a materialidade comprova-se com o corpo (lesionado) do de cujus.

Por outro lado há condutas em que a materialidade fica de forma implícita, sendo subjetiva ao sujeito passivo da ação e para que haja sua comprovação é de suma importância a execução de exame perícial. Para melhor exemplificar, observamos a seguinte situação hipotética aplicada ao crime de Calúnia: Sujeito “A” por diversas vezes incorre na prática de difamação em face do sujeito “B”. Ocorre que sempre que ambos estão sozinhos as difamações ocorrem... Diante do exemplo apresentado, observa-se em um primeiro ponto que a materialidade existe, mas de dificil comprovação para A, sendo necessário este encontrar uma maneira de produzir prova para que após periciada comprove legalmente a materialidade do crime a qual foi coagido...

  1. TIPO PENAL
  2. EXCLUDENTES DE CULPABILIDADE
  3. INEXIGIBILIDADE DE CONDUTA DIVERSA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com