TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ciclo do Carbono

Por:   •  7/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.584 Palavras (7 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 7

Na década de 80 acontecia o pior acidente industrial do mundo. O acidente foi provocado por uma reação química, que foi causada por uma série de falhas de segurança do homem. Como pudemos notar no vídeo a fábrica tinha o intuito de produzir pesticidas necessários para produzi alimentos para acompanhar o crescimento populacional. No vídeo temos o relato de um técnico afirmando ter visto um medidor fora de escala, mas como era comum os medidores estarem desregulados. Ainda não é certo o que causou a tragédia, mas tudo indica que tudo começou através de uma limpeza de rotina que quando tinha como procedimento limpar com água. E assim foi feito só que com as sujeiras no tanque a medida que a água percorria os canos chegou em um ponto que entupiu, então a água começou a ir para o lado contrário onde não deveria ir. Mas mesmo assim a tragédia poderia ser evitada se algumas medidas de segurança tivessem sido respeitadas, afim de não contaminar os tanques com o gás mortal, poderiam ter sido inseridos laminas para bloquear o vazamento do gás e/ou entrada de outro reagente químico. Também poderia ser amenizado se uma máquina (purificador de gases) estivesse funcionando, teria como função neutralizar os gases, mas naquela noite ele estava desligado. Mas na escala que estava o problema mesmo a máquina ligada não seria suficiente para resolver o problema. Haviam 3 tanques de (Metil isosianeto) isolados da fábrica e enterrados, protegidos por concreto que deviam ficar em uma área refrigerada, para isso havia uma máquina que fazia a função de refrigerar o local, mas com a nova gerencia essa máquina também havia sido desligada.

O tanque poderia ter explodido, mas ele resistiu e o gás saiu pela válvula de alivio a caminho da estrutura principal da fábrica, foi parar no purificador de gases e de lá o gás saiu e foi carregado por um vento sudeste.

Onde em 3 dez 1984 matou cerca de 3.000 pessoas asfixiadas. A empresa Union Carbide não quis dar entrevista sobre esse acidente e alega que a tragédia foi causada por uma sabotagem, até agora ninguém foi processado e estimam cerca de 20.000 mortes causadas pela tragédia.

A extração de minério no século passado estava esgotando a agua fóssil para satisfazer a necessidade.  Agua fóssil é um recurso não renovável. Onde 90% do comercio é feito por vias marítimas são transportados 500milhoes de container por ano para vários lugares como Dubai onde é o pais do impossível que tem como ideia construir ilhas artificias no mar. Dubai tem poucos recursos naturais mas com o dinheiro que tem pode importar tudo o que quiser, e acaba que desperdiça muitos recursos, recursos esses que estão ficando zerado. Nada é mais distante da natureza do que o Dubai. É meio contraditório por que ao mesmo tempo que o Dubai é o país mais distante desses recursos ele é quem mais precisa e com todo o dinheiro que possui tudo isso é possível. O mundo marinho cobre ¾ do planeta e nos não conhecemos quase nada e muitas coisas vão continuar um mistério para todos nos. Milhares de navios fabricas estão esvaziando o oceano, ¾ da zona de pescas estão esgotados ou então estão matando as espécies marítimas cada vez mais, espécies cada vez mais ficam extintas por conta do uso abusivo dos recursos naturais, estamos obstruindo o ciclo da vida. Isso tudo se leva em conta a urbanização nas costas, isso afeta diretamente os leões marinhos que não conseguem alimentos para os seus filhotes e até mesmo as aves que tem que ir casa vez mais longe para conseguir alimento. A maioria dos peixes grandes estão acabando por que não tem tempo de se reproduzir. O peixe é o alimento principal de 1 a cada 5 seres humanos. Estamos nos esquecendo que os recursos estão escassos e que 500milhoes de humanos vivem na região do deserto em que agua é escassa, eles sabem a importância de saber usar a agua que foi coletada nas fossas no deserto há 25mil anos atrás. A agua fóssil também da condições de cultivar plantações e comidas mas as reservas de água fóssil estão seriamente reduzidas e é esse o preço alto a se pagar já que é um recurso não renovável.  Na Arábia Saudita o sonho da agricultura industrial no deserto já era, já que os recursos estão limitados.

A sequência de fatores que causaram a contaminação por Mercúrio na baía da Minamata veio por conta de uma indústria que em 1930 jogava os dejetos com mercúrio na baía, mas foi somente 20 anos depois que começaram a aparecer os sintomas. Começou com peixes e aves morrendo e em 1956 quatro pessoas foram internadas com os mesmos sintomas convulsões, perca de consciência, coma e surtos e após febre muito alta ambos morreram. Depois disso todos os outros casos foram observados com mais atenção ficando conhecido com Mal de Minamata.

E começaram a surgir mais casos com os mesmos sintomas. E foi observado que todas as vítimas tinham ingerido grande quantidade da Baía de Minamata, foi aí então que pesquisadores descobrira que aquilo não era uma doença e sim um envenenamento por substâncias tóxicas. E descobriram que isso estava diretamente relacionado a fábrica de acetaldeído e PVC de uma companhia hidrelétrica.

Mas como a companhia era uma corporação importante na cidade era proibido falar qualquer coisa publicamente.

Mas com o passar do tempo foi concluído que a contaminação dos peixes era por mercúrio que era usado como catalisador na companhia. Foi constatado também que só depois de 20 anos a contaminação começou a se manifestas.

Acreditasse que mais de 700 pessoas morreram por conta do envenenamento. E que quase 3.000 pessoas sofreram da doença de Minamata, que vivem na costa do mar de Yatsushiro.

São Paulo de Piratininga (Rio do Peixe seco) onde nasceu a grande São Paulo. Antigamente o rio transbordava e quando secava muitos peixes morriam o que fazia com que as formigas viessem, as formigas serviam de comida para os tamanduás. Os índios já naquela época haviam escolhido aquela região por que tinham fácil acesso a água limpa e a outros rios como o Tietê onde eles podiam navegar. Durante 300 anos São Paulo só existiu por conta do rio Tamanduateí e Tietê, havia um porto nas margens do rio Tamanduateí, naquela época já haviam centros comerciais nas margens do rio. Em 1867 foi inaugurada a ferrovia São Paulo Railway, a única ferrovia que fazia ligação com o mar, ela utilizava o vale do rio Tamanduateí como rota.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (120.2 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com