TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conselho Federal serviço social

Relatório de pesquisa: O Conselho Federal serviço social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

realizado juntamente com essas instituições e também o desenvolvimento da organização da classe trabalhadora.

Faz-se necessário buscar as determinações históricas, para orientar o trabalho dos assistentes sociais nas organizações da classe trabalhadora no Brasil, para em seguida, identificar e analisar as tendências no país hoje.

Determinações históricas e condições objetivas do trabalho do assistente social nas organizações da classe trabalhadora

Configura-se no significado dos fundamentos históricos- políticos na constituição do chamado projeto ético- político do Serviço Social que liga a profissão à luta das classes subalternas cuja a hegemonia, encontra-se ancoradas em três instrumentos essenciais:

O Código de Ética da profissão com a sustentação da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social(ABEPSS);

O Conselho Federal

de Serviço Social(CFESS);

A Entidade Nacional dos Estudantes de Serviço Social (ENESSO).

Outro aspecto se fundamenta no fato de que o projeto conservador da burguesia, sob o domínio do capital financeiro, que se fortaleceu no Brasil com adesão de duas instituições contemporâneas da organização dos trabalhadores no Brasil, o Partido dos Trabalhadores (PT) e a Central Única de Trabalhadores (CUT).

A tendência do trabalho do assistente social nas organizações dessa classe é fundada na profissão, estabelecendo uma relação de influência com as duas instituições citadas.

Essa tendência no Serviço Social é marcada a partir do movimento latino-americano de reconceituação no processo de crítica à vinculação tradicional da profissão com a base trabalhadora, com a mediação das práticas de reprodução das condições de existência dessa classe, estas foram fundadas no assistencialismo.

Entre os trabalhadores urbanos cresceu a tendência que apontou para a necessidade de um “novo sindicalismo” e empreendeu um amplo esforço de construção da “Central Única dos Trabalhadores” (CUT).

Ao mesmo tempo

crescia o movimento dos trabalhadores rurais da Reforma Agrária, com um novo fato que foi a organização do Movimento Sem Terra(MST).

Os assistentes sociais avançam em sua própria organização como categoria profissional e encontram terreno fértil para se desenvolver no trabalho profissional. Porém ocorre também em 1979 o movimento mundial de rearticulação e fortalecimento das forças conservadoras em torno do projeto neoliberal, trazendo profunda derrota à luta social pela construção de uma alternativa emancipatória da classe trabalhadora e da humanidade.

Os avanços do projeto profissional, orientado pela perspectiva marxista se tornaram mais complexas a partir do governo de Luís Inácio Lula da Silva, Lula. O MST conseguiu manter clara a perspectiva de um projeto de liberdade.

Todo esse projeto político, tendo em vista a reestruturação produtiva do capital e das relações de trabalho, é de grande importância na configuração das condições objetivas do trabalho dos assistentes sociais nessas organizações baseando-se no Projeto Ético Político Profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com