TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Contrato De Trabalho E A Legalização De Empresas

Casos: O Contrato De Trabalho E A Legalização De Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO

2 - DESENVOLVIMENTO

3 - CONCLUSÃO

4 - REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇÃO

O contexto empresarial é influenciado por varias forças (competição, tendências de consumo, comportamento do consumidor, entre outras).Neste texto a seguir ,vamos poder entender melhor o contexto empresarial como é constituído, quem primeiro o conceituou, veremos também conceito sobre patrimônio, capital social, capital de terceiros, análise de mercado, demanda oferta e equilíbrio de mercado, estrutura de mercado e como a contabilidade pode contribuir para o serviço empresarial.

2 DESENVOLVIMENTO

Relembrando foi Fayol quem primeiro conceituou sobre as funções administrativas. Na época a necessidade era realizar a diferenciação entre funções operacionais e de gestão. Esse foi um passo importante para que a administração pudesse ser encarada como profissão. As principais funções planejamento, organização, direção e controle .O planejamento é definido como atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado ,organização envolve reunir e coordenar os recursos necessários para atingir um objetivo, ou seja, como empresa irá se estruturar para atingir seus objetivos ,á direção está relacionada em como as pessoas serão guiadas, ou seja, como elas influenciadas para que suas atividades sejam executadas de acordo com o esperado, o controle está diretamente relacionado com o planejamento, pois ele irá assegurar que o objetivo planejado seja atingido. A partir do desempenho desejado deverá ser feita sua observação, comparando o planejamento com o que está sendo realizado. A partir da observação, variações ou desvios poderão ser corrigido.

Apesar das funções administrativa formuladas por Fayol ainda estarem presentes na atuação do administrador, aconteceram mudanças que hoje em dia beneficiam o empreendedor como por exemplo a tecnologia e as leis. A tecnologia facilita a comunicação entre empreendedores, administradores com clientes, fornecedores, contador, publicidade, órgãos públicos entre outros. As leis por sua vez trata de fiscalizar e adequar as empresas de acordo com o que pede a legislação do governo. exemplos Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996 Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Lei nº 11.101, de 9 de fevereiro de 2005Regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresarial.

O professor José Manoel da Costa conceitua o patrimônio a seguinte maneira: É um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados à entidade (empresas, organizações, poder publico), e constitui um meio necessário para a realização dos objetivos das entidades. A administração de empresa pratica atos de natureza econômica e financeira, e produz mutações aumentativas e diminutivas na riqueza empresariais. Pesquisando mais sobre o assunto descobri que o conceito de patrimônio para José Carlos Marion, e para José Maria Trepat Cases não é muito diferente apenas as palavras que mudam ao conceituarem sobre o patrimônio, eles tem ideias e definições iguais, afirmam que patrimônio é o conjunto de bens ,direitos e obrigações de uma entidade ou pessoa.

O capital social financeiramente ou contabilmente conceituando, é a parcela do patrimônio líquido de uma empresa ou entidade oriunda de investimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com