TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESDOBRAMENTO DA GEOPOLÍTICA PETROLEIRA BRASILEIRA: IMPERIALISMO AMERICANO, GUERRAS HÍBRIDAS E REVOLUÇÕES COLORIDAS.

Por:   •  30/1/2021  •  Artigo  •  4.108 Palavras (17 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 17

O DESDOBRAMENTO DA GEOPOLÍTICA PETROLEIRA BRASILEIRA: IMPERIALISMO AMERICANO, GUERRAS HÍBRIDAS E REVOLUÇÕES COLORIDAS.

Carine Soares Maciel. Yara Syang Moreira Maia.

RESUMO

A atual situação geopolítica do Brasil traz com frequência o questionamento de como situações políticas tem se desdobrado de forma incomum em território nacional. Em poucos anos, houveram inúmeras polêmicas expostas a população civil por mídias sociais digitais, e em outros meios de comunicação. Esse processo traz à tona o conceito de guerras não convencionais, o que posteriormente é estudado sob a perspectiva do termo conhecido como Guerra Híbrida, conceito que posteriormente entenderemos como tendo um caráter de relação com as “Revoluções Coloridas” e o Imperialismo Americano quando os interesses geopolíticos são levados como um fator de influências indiretas para a mobilização de manifestações populares que visam tornar precário o funcionamento do regime vigente.

Palavras-chave: Geopolítica; Petróleo; Guerras Híbridas; Imperialismo Americano; Revoluções Coloridas;

ABSTRACT

Brazil's current geopolitical situation often raises the question of how political situations have unfolded uncommonly within the country. Within a few years, there were numerous controversies exposed to the civilian population through digital social

media, and in other media. This process brings to light the concept of unconventional wars, which is later studied from the perspective of the term known as Hybrid War, a concept that we will later understand as having a character in relation to the "Color Revolution" and American Imperialism when the interests Geopolitics are taken as a factor of indirect influences for the mobilization of popular manifestations aimed at making the functioning of the current regime precarious.

Keywords: Geopolitic; Petroleum; Hybrid Wars; American imperialism; Colorful revolutions.

INTRODUÇÃO

Dizer que o petróleo - combustível fóssil, constituído por hidrocarbonetos que passa por diversas etapas de refinamento, para que possa ser utilizado em diferentes vieses do cenário industrial - é um elemento de influência nas relações geopolíticas contemporâneas é repetir o óbvio. Desde que ele se tornou a matriz energética básica da sociedade industrial e o elemento fundamental para o funcionamento da economia moderna, ter ou controlar fontes de petróleo e as rotas por onde ele é transportado se tornou questão de vida e morte para as sociedades contemporâneas (BERTONHA, 2005).

O Brasil, país de dimensões continentais e rico em matérias primas como o óleo fóssil, têm também como sua maior empresa estatal, a Petrobrás, responsável pela exploração deste mesmo recurso por toda a extensão do país, além de ser uma referência mundial em tecnologia petroleira, gerando uma quantia mais que significativa na economia nacional. Tratamos nesse trabalho, então, a cronologia política brasileira e como esse processo influenciou em aspectos na geopolítica do petróleo e o estudo de que aspectos sociais desdobram-se sob os trilhos do caminho para atual situação do país.

Os diversos conflitos políticos que permearam a partir do ano de 2013 foram decisivos para a transformação da dinâmica no cenário petroleiro, como em outros aspectos sociais. Avalia-se também o nítido papel das mídias sociais e como a livre

disseminação de ideias e diferentes ideologias circulam rapidamente pela rede, e a influência que isso representa para a formação da ideia política de diversos dos indivíduos em diferentes instâncias.

Um olhar sobre a evolução das dinâmicas de conflitualidade nas últimas décadas permite-nos percepcionar uma multiplicidade de realidades e de fenômenos que assentam numa complexidade progressiva. Estamos habituados a ver a guerra como algo que acontece entre os Estados; no entanto, as guerras atuais envolvem o ator Estado confrontado ou em competição com o emergir de novos atores, num quadro de ameaças difusas e diversificadas e motivados por fatores étnicos, económico-sociais e religiosos, entre outros. Isso acontece em alguns dos atuais conflitos, designados por guerras híbridas, onde potenciais adversários (Estados, grupos patrocinados pelo Estado, ou atores autofinanciados) exploram o acesso a capacidades militares modernas. (FERNANDES, 2016).

Neste artigo propomo-nos efetuar uma análise da cronologia política brasileira, os aspectos de como a dinâmica da influência midiática direcionou a população às manifestações que ocasionaram os diversos conflitos públicos que discorreram-se nos anos a partir de 2013, após as manifestações da “revolta dos 0,20 centavos” que despertou na população o sentimento de reivindicação de seus direitos e revolta em relação ao cenário político, além de estudarmos também as influências neoliberais americanas impostas indiretamente a partir das mídias sociais digitais, que expressam o interesse geopolítico da nação norte americana em relação ao Brasil.

METODOLOGIA

Com a idealização do entendimento sobre a atual geopolítica do petróleo e o desdobramento do uso desse mesmo recurso, estudamos e entendemos, teorias, notícias e artigos, conseguindo observar os fundamentos da atual situação do Brasil em relação a atual configuração do cenário petroleiro e os eventos colaboradores que dirigiram o país à esse recente contexto. O artigo foi trabalhado em etapas

conseguintes: Sendo a primeira a revisão de eventos políticos que desencadearam os caminhos para a atual esfera, realizado, em síntese, a partir da releitura e observação de episódios marcantes ao decorrer cronológico dos fatos a partir de 2013, quando a manifestação popular intitulada “revolta dos 0,20 centavos” ocorreu, iniciando a repercussão da oposição ao governo Dilma. Depois disso, foram analisadas as características dos acontecimentos como tendo relação a conhecidos termos sociopolíticos como Guerras Híbridas e Revoluções Coloridas.

A primeira etapa, sendo a revisão cronológica dos eventos políticos nacionais decorreu-se a partir da análise de publicações de matérias jornalísticas em sites e jornais de influência na mídia brasileira, que permitiu um maior entendimento do impacto que isso causou em escala nacional e no desenvolvimento da mobilização da população e o acompanhamento progressivo dos eventos que resultaram o atual cenário. Doravante, livros e artigos foram estudados para o aprofundamento de termos como Guerras Híbridas, Revoluções Coloridas e como essas manifestações sociais tem relação análoga aos eventuais desdobramentos da geopolítica brasileira, relacionando, na última e terceira etapa, o relação indireta, mas de suma importância, com a influência indireta de membros externos - especialmente  a nação norte americana - banhados por interesse geopolítico no recurso abundante de de valor imensurável no território brasileiro, o petróleo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (177.6 Kb)   docx (41.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com