TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estado de Bem Estar Social

Por:   •  8/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

SERVIÇO SOCIAL

Luís Fernando T. de Oliveira RU 1798228

ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL

MODULO B _ FASE II_  ANO 2017

ESTADO E POLÍTICA SOCIAL

CURITIBA-PARANÁ

2017

Luís Fernando T. de Oliveira RU 1798228

ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL

MODULO B _ FASE II_  ANO 2017

Relatório do Portfólio do modulo B-fase II-2017 apresentado para fins de avaliação nas disciplinas do Curso de Bacharelado em Serviço Social do Centro Universitário Internacional Uninter.

Tutor Local: Jane Rech

Centro Associado (PAP): Uninter Curitiba

CURITIBA-PARANÁ

2017

  1. INTRODUÇÃO

                O Estado se deu início quando o homem percebeu que a cooperação mútua geraria benefícios para o coletivo. O Estado nada mais é que um contrato social que a humanidade fez entre si para que haja harmonia entre os homens e assim viver em sociedade, e que todos os integrantes prosperem.

                Neste trabalho será abordado o conceito de estado moderno e liberal, o tema principal será o Estado de Bem-estar Social. Em 1929 com a crise do liberalismo econômico, que aprofundou ainda mais a miséria, já que a crise causou um grande desemprego, há necessidade de um Estado mais presente e preocupado com a população, após a segunda guerra mundial ganha força então o Estado de Bem-estar social com características antagônicas ao Estado mínimo, aonde se tem como foco a defesa dos direitos do cidadão.

                

                 

  1. ESTADO MODERNO E ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL

        

        O Estado moderno iniciou-se no século XVI depois da crise do feudalismo, como consequência de revolta de camponeses e da ascensão do comércio na Europa. Com base nas ideias iluministas a burguesia passa a reivindicar direitos a política social e econômica, além de brigar contra os altos impostos sobre as mercadorias. O Estado moderno tem como grande marco o Estado de direito que são um conjunto de normas que formam a Constituição, após o Estado moderno tem início o Estado liberal no século XVIII com fortes influências de economistas liberais clássicos como Adam Smith.

        O Estado liberal prega a liberdade do comércio, ou seja, é defendida a não intervenção estatal na economia, segundo os liberalistas o mercado se regula por si só, no livro A Riqueza das Nações, Adam Smith fala no termo da Mão Invisível, que parece existir uma mão invisível que orienta a economia que nada mais é que a oferta e procura. Adam Smith acreditava que o Estado interferindo diretamente na economia causava problemas ao mercado. Porém em 1929 o Estado liberal enfrenta uma enorme crise conhecida como grande depressão, é conhecida como a pior crise que o capitalismo já enfrentou, colocando em cheque o Estado liberal.

        Com a crise do Liberalismo causada principalmente por superprodução, o Estado decide intervir na economia de forma a tentar salvar o capitalismo, surge então o Estado de Bem-estar social também conhecido como Keynesianismo, pelo embasamento teórico de John Maynard Keynes, esse economista tinha uma visão da economia bem diferente dos economistas clássicos liberais, ele acreditava que o Estado devia interferir na economia, era a favor de o Estado injetar dinheiro na economia como forma de aquecê-la, e também conceder créditos com baixa taxa de juros ao setor privado para gerar investimentos, assim gerando empregos novamente, esse modelo de governo ganha grande força após a segunda guerra mundial. O Estado que antigamente era mínimo se torna grande e agora se preocupa com o social, as pessoas pobres agora são defendidas pelo Estado que investe em politicas sociais, e tem uma grande melhora na qualidade de vida da população, ganhando direitos trabalhistas, direito à saúde, educação, seguro-desemprego. Todavia houve muitas lutas do proletariado no mundo todo para que esse modelo de Estado que se preocupa com o social fosse alcançado. No Brasil exemplo disso foi a greve geral de 1917, muitos autores citam o Estado de Bem-estar social ser uma forma de defender o capitalismo do comunismo, melhorando a condição de vida do proletariado para que os mesmos não façam revoluções em busca do sistema econômico socialista. O Estado de Bem-estar social teve uma grande adesão no mundo todo, nos Estados Unidos era chamado de New Deal, no Brasil de Desenvolvimentista, na Europa de Welfare State.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com