TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gestaltismo de Kohler

Ensaio: O Gestaltismo de Kohler. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2013  •  Ensaio  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

O Gestaltismo de Kohler

O gestaltismo opõe-se a qualquer tentativa de estudar quer o comportamento quer os processos mentais dividindo-os em elementos ou unidades. Considera que o estruturalismo é um atomismo porque procurava decompor a experiência consciente nos seus elementos básicos. Critica também a doutrina behaviorista porque decompunha o comportamento nos seus elementos ou unidades básicas (estímulo-resposta). O comportamento e sobretudo os processos mentais são demasiado complexos para serem estudados a partir da análise dos seus elementos.

Concentraram a sua atenção no estudo de um processo mental: a percepção. Não é possível reduzi-la aos seus elementos básicos. Com efeito, segundo o princípio fundamental dos gestaltistas, o todo é mais do que a simples soma das partes. Trata-se de uma concepção dinâmica da percepção e do funcionamento psíquico. O objecto da nossa percepção é diferente da soma das suas partes. Antes das partes temos a percepção do todo: ouvimos uma melodia e não as notas musicais uma a uma. As partes sem a organização global que o todo lhes confere seriam elementos sem significado. Só a partir do todo, da estrutura, do conjunto, se dá sentido aos elementos.

O objectivo do gestaltismo é compreender segundo que leis se organizam os elementos perceptivos. Os defensores desta corrente pensam que a nossa capacidade de organização perceptiva resulta do nosso modo de funcionamento cerebral. É, em larga medida, de natureza inata, não aprendida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com