TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Escolas Gestaltismo, Behaviorismo, Cognitivismo Você deverá Pesquisar Exemplos de Utilização dos Conceitos Aprendidos

Por:   •  1/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 2

Gestalt mostra as diferentes formas de organização visual dos objetos, que são percebidas de maneiras diferentes de acordo com cada pessoa, tendo assim, significados distintos para cada individuo. Uma imagem que é vista por uma pessoa pode ser vista diferente por outra.

Behaviorismo é a teoria e método de investigação psicológica que procura examinar do modo mais objetivo o comportamento humano e dos animais, com ênfase nos fatos objetivos (estímulos e reações), sem fazer recurso à introspecção.

Cognitivismo é uma corrente da psicologia que se especializa no estudo da cognição (os processos da mente relacionados com o conhecimento). A psicologia cognitiva, por conseguinte, estuda os mecanismos que levam à elaboração do conhecimento.

 

 

As Teorias na Publicidade

Uma das leis de Gestalt é o Fechamento, a qual faz com que o nosso cérebro produza contornos que não existem, como por exemplo: 

[pic 1]

Esta é a propaganda que fala sobre livros, e mostra o Harry Potter, porém, o rosto do bruxo mais famoso do mundo não está contornado, porém nosso cérebro produz o contorno e faz com que consigamos montar a imagem do menino e reconhece-lo. 

 

Já o Behaviorismo é um ramo da psicologia baseado no conceito de persuasão, como podemos perceber no comercial da Garoto - Chocolate Baton. O vídeo utiliza do behaviorismo uma vez que condiciona uma decisão (comprar o chocolate baton) por estímulos (hipnose do protagonista).
 
Garoto - Compre Baton!Links para um site externo

O Cognitivismo tem duas fases: 

  • Fase Exógena: fase da constatação, da cópia, da repetição.
  • Fase Endogena: fase da compreenção das relações,das combinações.

A propaganda na traseira dos maços de cigarro tem tanto a fase Exógena quanto a Endogena, a repetição, e a tentativa de fazer o público compreender os males que o fumo trás.

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (158 Kb)   docx (397.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com