TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MOVIMENTO INSTITUINTE, A AUTO-ANÁLISE E A AUTOGESTÃO

Por:   •  17/10/2021  •  Resenha  •  1.961 Palavras (8 Páginas)  •  1.555 Visualizações

Página 1 de 8

Resenha e estudos Compêndio de análise institucional e outras correntes: teoria e prática

Capitulo - O MOVIMENTO INSTITUINTE, A AUTO-ANÁLISE E A AUTOGESTÃO

  1. Por que o Institucionalismo é um movimento e não uma ciência, uma disciplina ou uma tecnologia?

R: Pq são um conjunto de escolas com um leque de tendências, algumas delas  perpassa a um movimento ideário, ele busca propiciar a comunidade e os coletivos processos de auto-gestão e auto-analise. Ela não se configura como ciência disciplina ou tecnologia, pois a mesma ir se desenvolver em conjuntos aos meios sociais e coletivo onde o funcionamento social esta em desenvolvimento e tais tende a uma compreensão mais diretiva enquanto situação social humana.

 

  1. O que aconteceu com o saber e o saber-fazer que as comunidades primitivas ou os povos e grupos leigos em geral produziram e acumularam durante sua experiência de vida?

R: Quando estamos falando de comunidade estamos referindo as pessoas que se desenvolvem e apropriam de um senso comum e coletivo, que propicia a construção de sua historia e mecanismos senso de coletividade e atuação comunitária pessoas “comunidade primitiva” são: cidadãos que vivem em constante dominação de uma saber (expects) em importante cidade que o conhecimento histórico do dia eram realizado em contato interpessoal e coletivo. Com o avanço das tecnologias faz um aceleração nesse processo e diversos conhecimentos são desenvolvidos. Pra mais também começa o desenvolvimento de novos conhecimento e ciência (formais, natureza, aplicações e tecnológicas)

 

  1. O que significa" divisão social e técnica do trabalho e do saber", e por que se diz que as ciências, as disciplinas e seus experts estão em geral a serviço das classes e grupos dominantes?

R: Para compreendermos o porque todas as questões tentem a favor dos grupos dominante precisamos entender que, o Estado e a concentração de controle e hegemonia sobre a sociedade a qual estamos inserido da sociedade civil, assim os experts, assim compreendidos como sábios conhecedores e detentores da compreensão vendem sua mãos de obras ao estados (colocados a favor de grande entidades de riquezas que mantem-se no poder do saber e prestigio; são elas organizações corporativas, empresas nacionais e multinacionais)

 

  1. Existem "necessidades mínimas naturais" cuja satisfação é demandada pelas populações, ou é a oferta de bens e serviços que produz certas necessidades e desejos (e não outros) e modula as demandas?

R: A necessidade natural não existe uma demanda seu surgimento e intrínseco, pois como diferente nas instituições que e modulada. As demandas naturais e aquilo que a população e todos os povos têm para seu pré-requisito existente (mínimo pra existencial: condicionamento histórico), as comunidades compreende do que precisam, mas algumas vezes acreditam que necessitam daqui que os experts acreditam como necessidade.  

  1. O que significa auto-análise e autogestão?

R: A auto-analise consistem em uma mesma comunidade, como protagonista de seus problemas, necessidade e interesse, desejos e demandas, possam enunciar, compreender, adquirir ou readquirir um pensamento e um vocabulário próprio que permita compreende sobre sua vida e que podem não conseguir esse processo de auto-analise na comunidade e simultâneo ao processo de auto-organização(sua articulação, desenvolvendo artifícios, mecanismos para manutenção e melhoramento de sua vida na terra em c/).

A autogestão esta ligada a forma de dominação, ou melhor, estrutura hierárquica, quadros e sua especificidade. E importante se pensar qualquer organização que não inclua uma estrutura um auto- direcionamento de seus funcionamentos. E importante compreende que uma estrutura de auto gestão gera hierarquia e gerência que não esquiva-lhe a liberdade inerente de escolhas.


CAPÍTULO II SOCIEDADES E INSTITUIÇÕES

  1. O que são, para o Institucionalismo, as sociedades?

R: O Institucionalismo tem sua compreensão própria da sociedade e o que e historia, As instituições são logicas, ou melhor, uma arvore de composição lógica buscando a formalização de regras e parâmetros. Podendo ser leis, normas quando não estão enunciadas estão presentes de formas comportamentais (costumes, valores).  

  1. O que implica dizer que as instituições são lógicas e que podem estar formalizadas em leis ou normas ou que se manifestam em hábitos?

R: As implicações são o desenvolvimento humano e social partindo das estruturas institucionais que na pré moldaram a realidade em que o individuo estará em contato, assim se flexibilizando e atuação a partir da tais concepção e estruturas.

  1. Quais seriam exemplos de instituições? Que são as organizações, os estabelecimentos, equipamentos, agentes e práticas?

R: A gramática e uma instituição. (e uma instituição que ira explicitar as normas que devem ser reproduzir mensagem, considerada gramaticais ou agramaticais ou prescrito ou os prescritos)neste caso não são estipulados recompensa ou prêmios, mas a não utilização da mesma leva a incomunicabilidade.

Regulamentação do parentesco: (são as que definem os lugares e papeis familiares; pai , mãe, filho, filha, genro etc.) ela que prescrevem quais membros dessa qualificação podem se casar e vínculos entre si.

Divisão do trabalho humano; (faz a especificação de cada tipo de tarefa humana [trabalho humano]) por outro lado, essa divisão vem acompanhada de urna hierarquia que institui diferenças de poder, prestígio e lucro – não necessariamente justificados pela importância produtiva daqueles que detêm esses lugares (divisão social).)

Por exemplo: trabalho manual e intelectual, do campo e da cidade, assalariados e autônomos, feminino e masculino etc.

Instituições da educação, (aquelas leis, normas e pautas que prescrevem corno se deve socializar, instruir um aspirante a membro de nossa comunidade para que ele possa integrar-se à mesma com suas características efetivas)

Instituição da religião, (Ela regula as relações do homem com a

divindade, divindade sobrenatural para uns ou imanente à vida terrena para outros, mas com respeito à qual existe toda uma série de comportamentos indicados e toda urna série de comportamentos contraindicados.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (100.5 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com