TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Objetivo Brasil Irá Atingir As Metas Do Milênio Até 2015?

Trabalho Universitário: O Objetivo Brasil Irá Atingir As Metas Do Milênio Até 2015?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

O Brasil conseguirá atingir até 2015 todas as metas estabelecidas pelos Objetivos do Milênio? Justifique a sua resposta.

Sim. Pois, o Brasil, assumiu o compromisso de cumprir os 8 jeitos de mudar o mundo, e tem se esforçado para conseguir. Segundo os dados do Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD), através de incentivos e valorização de projetos e ações de governos municipais, da sociedade civil, do setor privado e do meio acadêmico, vem conseguido grande avanço no alcance das metas propostas.

O primeiro objetivo, já foi cumprido, reduzir pela metade o número de pessoas vivendo em extrema pobreza, de 25,6% da população em 1990 para 4,8% em 2008, porém, estes dados demonstram apenas a redução de taxas, tendo em vista que ainda existem milhões de brasileiros que passam fome. Para que essa situação possa mudar, e esses indicadores possam chegar à zero é preciso alcançar o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos, incluindo mulheres e jovens.

O segundo objetivo de Universalizar o Ensino Básico, já foi praticamente cumprido, pois o percentual de crianças e jovens matriculados no ensino fundamental chega a 95,1%. Porém, as taxas de frequência ainda são mais baixas, e a qualidade do ensino precisa ser melhorada.

O terceiro objetivo é um equilibrante entre todos os outros, pois é a igualdade entre os sexos e a valorização da mulher, que estão diretamente ligados à pobreza, fome, saúde e educação. No Brasil as mulheres já estudam mais que homens, porém ainda são mal remuneradas e pouco reconhecidas, ocupando os piores cargos. Além de sofrerem com a violência física e psicológica. Mas, isso vem tomando novos rumos para a mudança, como exemplo, podem destacar a eleição de uma mulher como presidenta do país.

O quarto objetivo vem sendo cumprido com sucesso, pois de 1990 houve uma redução na mortalidade infantil de 47,1% para 19%. A meta até 2015 é reduzir em dois terços a mortalidade de crianças menores que 5 anos.

O quinto objetivo é reduzir a mortalidade materna, a qual já foi reduzida em 50% desde 1990, porém ainda continua alta. O objetivo é reduzir até 2015 em três quartos, a taxa de mortalidade materna. Deter o crescimento da mortalidade por câncer de mama e de colo de útero, invertendo a tendência atual.

No sexto objetivo o Brasil é um pioneiro, pois ele foi o primeiro país em desenvolvimento a proporcionar o acesso universal e gratuito para o tratamento de HIV/AIDS na rede de saúde pública. De acordo com o UNAIDS, a prevalência de HIV no Brasil é de 0,5%, com cerca de 600 mil pessoas infectadas. Destas, quase 200 mil pessoas recebem tratamento com antirretrovirais financiados pelo governo. A meta até 2015 é, ter detido a propagação do HIV/AIDS e garantido o acesso universal ao tratamento. Deter a incidência da malária, da tuberculose, e eliminar a hanseníase.

O sétimo objetivo é considerado por muitos especialistas como um dos mais complexos para o país, principalmente na questão de acesso aos serviços de saneamento básico em regiões remotas e nas zonas rurais. Mas, a estimativa é que o Brasil cumpra também este objetivo, pois já reduziu o índice de desmatamento, o consumo de gases que provocam o buraco na camada de ozônio e aumentou sua eficiência energética com o maior uso de fontes renováveis de energia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com