TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROGRAMA BOLSA FAMILIA E A PRATICA ASSISTENCIALISTA DO ESTADO

Por:   •  24/9/2015  •  Dissertação  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA

2015

ALUNO (A): Solisvaldo Vieira da Silva

TURMA: B

TUTOR (A): Evandro Diego Alves Pinheiro

DISCIPLINA: O Estado e os Problemas Contemporâneos

O Programa Bolsa Família e a Prática Assistencialista do Estado

        A crítica à ação governamental alicerça-se no fato do programa tratar-se de uma ajuda pontual e focalizada, incapaz de transformar a realidade social das camadas mais pobres uma vez que, atende apenas às necessidades individuais. Os críticos asseveram que, por ser uma política de governo e não de Estado, pode ser cancelada a qualquer momento, desde que não seja mais visto como prioridade governamental e, de modo contundente, asseguram que a prática estatal conserva a situação de carência das camadas oprimidas por finalidade político-econômica visto que, o “beneficiamento” é um ótimo meio de construção de uma falsa imagem positiva do gestor público com vistas a amealhar votos, principalmente junto aos mais desinformados, perpetuando-se no poder e reforçando o caráter assistencialista do programa.

        Em que pesem as críticas, devemos analisar o seguinte: os dados estatísticos demonstram o sucesso gerado pela execução do programa, convalidado pela saída de um quantitativo expressivo de indivíduos da indigência. A comunicabilidade que o mesmo estabelece por meio de suas condicionantes – ainda que precárias – com outras áreas sociais como a saúde e a educação, representam um conjunto de evidências robustas do êxito da ação concretizados, por exemplo, pelo decréscimo na taxa de mortalidade infantil e pela elevação do desempenho escolar dos alunos, os quais possibilitaram a melhoria da qualidade de vida de milhões de brasileiros.

        Claro que o programa traz em si a tônica político-assistencialista própria do Estado Herdado. Óbvio também que o Bolsa Família por si só está longe de assegurar o status de cidadania aos seus nacionais;  o país ainda necessita de mudanças estruturais significativas no eixo social, mas nada disso retira a magnitude e o brilhantismo de um programa que ventilou esperança àquela parcela da  população até então desprovida do aparato do Estado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

SANTOS, Maria Paula Gomes dos. O Estado e os problemas contemporâneos. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2009.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (91.5 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com