TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Programa Bolsa Família (PBF)

Dissertações: O Programa Bolsa Família (PBF). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 2

O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa do Governo do Lula de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza, criado para integrar e unificar à Fome Zero os programas implantados no Governo Fernando Henrique Cardoso: o Bolsa Escola, o Auxílio Gás, o Bolsa Alimentação e o Cartão Alimentação. A então primeira-dama do Governo FHC, Ruth Cardoso, impulsionou a unificação dos programas de transferência de renda e de combate à fome no país. A contrapartida é que as famílias beneficiárias mantenham seus filhos e/ou dependentes com frequência na escola e vacinados. O programa pretende reduzir a pobreza a curto e em longo prazo através de transferências condicionadas de capital, o que, por sua vez, visa a quebrar o ciclo geracional da pobreza. Atualmente os valores dos benefícios pagos por família não têm limite, mas o menor valor é de 32 reais.

Com pouca tradição no que diz respeito aos direitos sociais, e com fama histórica de ser um país onde as desigualdades dominam o cenário nacional, o Brasil sempre teve um problema sério de distribuição de riquezas.

Por esse motivo, o país sempre se notabilizou internacionalmente como a terra onde muitos têm pouco e poucos têm muito.

E por esse motivo, o então presidente Lula criou o Bolsa Família, que viria a ser um programa de transferência de renda, para tentar aplacar as diferenças sociais, garantindo ao menos uma renda mínima para famílias carentes.

Vantagens

As vantagens do programa residem justamente nas suas intenções primordiais: transferir renda das regiões mais ricas para as regiões mais pobres, fazendo com que famílias saiam da linha da pobreza e consigam fazer girar a economia dessas regiões.

Há a exigência de que a família cadastrada para receber o benefício do Bolsa Família informe os registros de presença dos filhos na escola, para garantir que as crianças estão estudando, do contrário, o benefício é suspenso.

O benefício, cujo objetivo está em garantir com que as famílias brasileiras carentes tenham pelo menos três refeições diferentes por dia. A existência do sistema representa forma de combater a problemática pontual da miséria no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com