TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Poder Social

Por:   •  20/10/2021  •  Projeto de pesquisa  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

Poder Social:

O que é: de forma resumida e sendo bem breve, consiste na faculdade de alguém ou uma instituição impor a sua vontade à outra de forma comunicativa, harmônica ou mesmo coercitiva.

Características: o poder social possui duas características principais que é SOCIALIDADE e BILATERALIDADE. 

       Socialidade quer dizer que o poder social não é bilateral, ou seja, jamais podendo ser explicado pela simples consideração de fatores individuais. Bilateralidade indica sempre que o poder é a relação entre duas ou mais vontades, havendo uma que predomina.

     Sabem a definição de relação? De forma filosófica, relação é aquilo pelo qual alguma coisa não pode ser oque é, se houver outra coisa que esteja relacionada a ela também, mas como assim? Por exemplo, um pai, pai só é pai se ele tiver no mínimo um filho e uma mulher.

Exemplo: Podemos citar vários tipos de Hierarquia ou Poder Social, um deles é apresentado por Max Weber, onde há uma hierarquia da burguesia (detentores de terras e meios de produção) que impõe a sua vontade sobre os proletariados (mão de obra ou trabalhadores), onde acaba gerando a revolta dos proletariados posteriormente, mas não interessa agora.

Teorias que negam o Poder Social: Há teorias que negam a necessidade do poder social, há duas Teorias religiosas e Teorias Econômicas. As teorias Religiosas revelam a presença de uma crença capaz de influir poderosamente na ação humana já, as econômicas são as que indicam a predominância de um fator da natureza econômica, na base da diferenciação entre governantes e governados.

Exemplo: Um exemplo desse povo são os Cínicos que eram anarquistas representados por Diógenes que surgiram na Grécia Antiga. Pregavam que o homem deve viver de acordo com a natureza, sem respeitar convenções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com