TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Sociologia

Ensaios: O Que é Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de Ciências Sociais

1) O que é sociologia?

A Sociologia é uma das Ciências Humanas que tem como objetos de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações. Enquanto a Psicologia estuda o indivíduo na sua singularidade, a Sociologia estuda os fenômenos sociais, compreendendo as diferentes formas de constituição das sociedades e suas culturas. (Fonte: Brasil Escola)

Pesquisando um pouco sobre sociologia descobri que ela pode ser definida por vários temos como: “Sociologia é a ciência da arte.”, ”Sociologia é o estudo das relações e interações humanas.”, “Sociologia é o estudo dos fenômenos sociais.”... Enfim a partir desses termos vou falar o que para mim é sociologia.

Sociologia busca a forma de aprimorar as pessoas, fazer com elas busquem um pensamento inovador do mundo e das pessoas que compõe seus grupos, sua comunidade e até mesmo sua empresa. Procura pesquisar a melhor forma de buscar os potenciais humanos e desenvolve-los da melhor maneira possível.

3) Porque a Cultura faz parte dos estudos da Sociologia? Explique.

Como estudar sociologia que pode ser definida como o “estudo das relações e interações humanas”, sem conhecer as diferentes culturas que existem na sociedade e no mundo como um todo.

O estudo da cultura na Sociologia é muito importante, pois temos que aprender as várias culturas que existem para podermos lidar com as diferenças culturais na sociedade e no grupo em que vivemos.

Conhecer a cultura das pessoas nos ajuda a entender um pouco mais sobre elas e a respeitar seus costumes, suas crenças, seus valores, sua integridade, enfim sua cultura.

A cultura depende do modo se socialização de cada um e começa desde o nascimento com a influência da família e depois com a influência de outros grupos da sociedade.

4) O que é um grupo social? Onde encontramos este grupo no ato de administrar?

A Sociologia define grupo social como sendo toda reunião mais ou menos estável de duas ou mais pessoas associadas pela interação. Devido à interação social, os grupos têm de manter alguma forma de organização ao realizar ações conjuntas de interesse comum. Pessoas numa fila para entrar num cinema não constituem um grupo social, pois não há interação entre elas. A família é o principal exemplo de grupo social.

Os grupos sociais possuem alguma forma de organização. Eles compartilham normas, hábitos, valores, costumes próprios e objetivos. Podem se unir por alguma, característica marcante de cada grupo que atrai seus membros que se caracterizam por eles.

Em administração precisamos aprender sobre os grupos sociais, pois nas empresas vamos encontrar diversos grupos, como por exemplo, o nosso grupo de trabalho. É fundamental agente estar preparados para lidar com vários tipos de pessoas e de grupos. Para tornar o grupo de trabalho uma equipe vencedora que alcança todas as metas e os objetivos propostos pela empresa é preciso teu um pouco de conhecimento das pessoas e dos grupos com as quais convivem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com