TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Sociologia

Projeto de pesquisa: O Que é Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 5

O DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento desta ciência tem como pano de fundo a existência de uma burguesia que se distanciara de seu projeto de igualdade e fraternidade , e que , crescentemente , se comportava no plano político de forma menos liberal e mais conservadora, utilizando os seus aparatos repressivos e ideológicos para assegurar a sua dominação.

A profunda crise em que mergulhou a civilização capitalista em nosso tempo não poderia deixar de provocar sensíveis repercussões no pensamento sociológico contemporâneo.

As ciências sociais , de modo geral , passaram a ser utilizadas para produzir um conhecimento útil e necessário à dominação vigente.

A antropologia , a ciência econômica , a ciência política e também a sociologia em boa medida passaram a ser empregadas como técnica de manutenção das relações dominantes.

O sociólogo de nosso tempo passou a desenvolver o seu trabalho , via de regra , em complexas organizações privadas ou estatais que financiam suas atividades e estabelecem os objetivos e as finalidades da produção do conhecimento sociológico.

Torno-se para o sociólogo extremamente difícil , produzir um conhecimento que possua uma autonomia crítica e uma criatividade intelectual.

Algumas tendências críticas da sociologia , principalmente as que receberam a influência do pensamento socialista , continuaram a orientar os objetivos e as pesquisas de diversos sociólogos.

Na verdade , a absorção do sociólogo moderno na luta pela manutenção das relações de dominação foi o que acarretou a burocratização e a domesticação do seu trabalho. Tal fato é um acontecimento recente , que pode ser datado a partir da Segunda Guerra Mundial.

Durante esse período , vários estudiosos buscaram formular e classificar os diferentes tipos de relações sociais que ocorrem em todas as sociedades , independente do tempo e lugar. Tais estudiosos como Pareto , Von Wiese e Roos proporcionaram a elaboração de vários conceitos fundamentais da sociologia.

As investigações de campo , realizadas nos E.U.A depois da Primeira Guerra Mundial , desenvolvidos principalmente pela Universidade de Chicago , possibilitaram grande avanço no levantamento de dados empíricos. Durante a década de 30 , a história da sociologia americana se confunde com as atividades de pesquisa realizadas pelo Departamento de Sociologia daquela Universidade.

Os sociólogos de Chicago concentraram-se no estudo dos novos estilos de vida que surgem na corrida de uma urbanização.

Um trabalho que ficou muito conhecido na sociologia, “The Polish Peasent in Europe and América” , foi elaborado por um dos pesquisadores desta “Escola de Chicago” , William Thomas , com a co-autoria de Znaniecki.

Juntamente com Thomas , o pesquisador Robert Park foi outra peça fundamental no desenvolvimento da pesquisa de campo na sociologia. Foram responsáveis também pela formação de uma atuante geração de sociólogos.

Embora as três primeiras décadas desse século tenham sido um período de grande progresso par a afirmação e sistematização da sociologia , possuíam algumas limitações. As pesquisas realizadas segundo a orientação durkheimiana , sem dúvida ricas em material empírico e teoricamente sugestivas , relegaram decididamente a segundo plano as classes sociais como elemento explicativo dos fenômenos sociais.

O desenvolvimento da sociologia na segunda metade do nosso século foi profundamente afetado pela eclosão das duas guerras mundiais. Tal fato não poderia deixar de quebrar a continuidade dos trabalhos que vinham sendo efetuados , interrompendo drasticamente o intercâmbio de conhecimentos entre as nações

A implantação de regimes totalitários em alguns países europeus , gerou intolerância para com a liberdade de investigação , e levou à perseguição de intelectuais e cientistas.

A emigração de um número considerável de pesquisadores para a Inglaterra e Estados Unidos representou um duro golpe na consolidação da sociologia em alguns países europeus.

O amadurecimento das forças econômicas e militares por parte dos Estados Unidos, e a derrota e destruição de seus rivais na guerra , possibilitaram sua emergência como grande potência do mundo capitalista.

A sociologia , a partir dos anos cinqüenta , seria arrastada e envolvida na luta pela contenção da expansão do socialismo , pela neutralização dos movimentos de libertação das nações subjugadas pelas potências imperialistas e pela manutenção da dependência econômica e financeira destes países em face dos centros metropolitanos.

Durante a grande Depressão , a sociologia americana procurou fundamentar teoricamente uma posição antimarxista. Um grupo de professores e pesquisadores de Harvard , entrou em contato com a sociologia acadêmica européia , pois considerava que vários pensadores europeus haviam formulado uma convincente defesa contra o marxismo , fenômeno que os sociólogos europeus conheciam de perto.

O desenvolvimento empírico que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com