TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SIGNIFICADO SÓCIO HISTÓRICO DA PROFISSÃO

Por:   •  12/8/2017  •  Resenha  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  2.242 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha: O significado sócio histórico da profissão  

Yazbek apresenta as particularidades históricas do processo de institucionalização e legitimação do Serviço Social no Brasil, tomando como ponto de partida a reconstrução teórica do significado social da profissão na sociedade capitalista. O texto é constituído por quatro partes que se complementam. De acordo com a autora, a Produção capitalista é entendida como a reprodução da totalidade da vida social, o que engloba não apenas a reprodução da vida material e do modo de produção, mas também a reprodução espiritual da sociedade e das formas de consciência social através das quais o homem se posiciona na vida social.

Yasbek, assegura em relação às necessidades de sobrevivência dos que vivem do trabalho, o Serviço Social foi considerado como uma especialização do trabalho coletivo, dentro da divisão social e técnica do trabalho, participa do processo de (re) produção das relações sociais. O desenvolvimento das forças produtivas e as relações sociais que participam desse processo determinam novas necessidades sociais e novos impasses que possam a exigir profissionais qualificados para o seu atendimento. Sendo expressão de necessidades sociais no ato de produzir e reproduzir os meios de vida e de trabalho de forma socialmente determinada.

O Serviço Social não é uma profissão inscrita, entre atividades que estão diretamente vinculadas ao processo de criação de produtos e de valor. Embora não ocupe uma posição na produção de fato, não significa que ele seja excluído do processo de produção social. Devemos lembrar que o alvo predominante do exercício profissional é o trabalhador e sua família, alvo mais vital e significativo do processo de produção. O assistente social é caracterizado como um trabalhador assalariado assim como qualquer outro, que utiliza da venda de sua força de trabalho a entidades empregadoras, em troca de um salário. O profissional de Serviço Social é considerado um intelectual, cujo papel é conscientizar e contribuir na luta pela direção social e cultural das classes na sociedade. Sendo assim, é caracterizado como um organizador, dirigente, construtor, persuasor permanente que coloca sua capacidade a serviço da criação de condições favoráveis à organização da própria classe a que se encontra vinculado.

O Serviço Social não é Ciência, mas isso não exclui a possibilidade e necessidade de o profissional produzir conhecimentos científicos e assim contribuir para os acervos das ciências humanas e sociais, numa linha de articulação entre teoria e prática. As demandas e particularidades do trabalho profissional na sociedade brasileira no conjunto desta ação profissional institucionalizada, o/a assistente social é reconhecido como o/a profissional de ajuda, auxilio, assistência, da gestão de serviços sociais, do desenvolvendo uma ação pedagógica, da distribuindo recursos materiais, atestando carências, realizando triagens, conferindo méritos, orientando e esclarecendo a população quanto a seus direitos, aos serviços, aos benefícios disponíveis, administrando recursos institucionais.

Recentemente o Serviço Social brasileiro enfrenta novas demandas, atribuições e competências, na divisão social e técnica do trabalho coletivo, o assistente social vem sendo demandado como gestor e executor, de Políticas Sociais, no âmbito de organizações públicas e privadas, operando sob diversas perspectivas: da gestão social à prestação de serviços e à ação socioeducativa e político-ideológica.

 A profissão como especialização do trabalho coletivo na atualidade, enfrenta a necessidade de renovação e mudança. Na atual conjuntura de precarização e subalternização do trabalho à ordem do mercado e de mudanças nas bases da ação social do Estado, as manifestações "questão social", matéria-prima da intervenção profissional dos/as assistentes sociais, assumem novas configurações e expressões, entre as quais Yasbek (2009) destaca: a insegurança e vulnerabilidade do trabalho e a penalização dos trabalhadores, o desemprego, o achatamento salarial, o aumento da exploração do trabalho feminino, a desregulamentação geral dos mercados e outras tantas questões com as quais os/as assistentes sociais convivem em cotidiano . Diante deste quadro, ganham evidências as defesas de alternativas privatistas para a "questão social", crescem as ações no campo da filantropia e as organizações não governamentais, sem fins lucrativos, criadas e mantidas pela ênfase na participação voluntária, envolvidas na construção de uma esfera de interesse público, não estatal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com