TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Significado do Golpe de Abril

Por:   •  17/8/2016  •  Resenha  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  1.361 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Antonia Gildevannia Pereira Oliveira

Curso: Serviço Social Turma: 367.4

Disciplina: Fundamentos Hist. Metodológico do Serviço Social III

Professora: Maria Clara Figueiredo

SÍNTESE

TEXTO: O significado do golpe de Abril

Juazeiro do Norte

16 de Agosto de 2016

O significado do golpe de Abril

O golpe de Abril surgiu de um contexto internacional, ou seja, a instalação deste golpe no Brasil se deu a partir da instauração dessas ditaduras militares em outros países, e foi tido como uma contra-revolução para evitar o desenvolvimento do comunismo nesses países e também no Brasil. Teve como finalidade três pontos distintos, adequar os padrões de desenvolvimento do Brasil e de outros países ao novo quadro de relações internacionais da economia capitalista, golpear e imobilizar os que resistiam a essa adequação e conter ideias socialistas através de um discurso anticomunista e prática policial. Os resultados dessa contra-revolução tornaram-se claros na segunda metade da década de 60 quando conseguiu afirmar um padrão de desenvolvimento econômico subalterno aos interesses do capital, conseguiu mobilizar os que resistiam e quando instalou a presença oficial do discurso anticomunista e a prática policial.

Esse momento em que o golpe ocorreu só pode ser compreendido se conhecermos as particularidades de cada país em que aconteceu, pois cada um vai mostrar territórios e aspectos específicos. E José Paulo Neto nos chama a atenção para entendermos como esse golpe se deu no Brasil. No caso brasileiro a instauração dessa ditadura se deu sobre fatores internos como, as atividades econômicas desenvolvidas aqui sempre foram voltadas para o mercado externo, a falta de uma ruptura radical com o estatuto colonial e uma burguesia atrelada com o monopólio oligárquico que não conseguiu manter o desenvolvimento econômico capitalista e sem esquecer-se da experiência industrial tardia. Esses quatro elementos configuram a particularidade histórica em três ordens de fenômenos: o desenvolvimento capitalista que não se operou contra o atraso, a exclusão das forças populares dos processos de decisão política e o desempenho do papel do Estado na sociedade brasileira que não deixou emergir os interesses da classe trabalhadora, desestruturando-a através da repressão e da incorporação desfigurada das classes.

Se não fosse o golpe, no período de 61 a 64 o Brasil teria a possibilidade de mudar o seu rumo, pois no governo de Goulart forças populares assumiram papéis importantes no interior do Estado. Só que a própria dinâmica do capitalismo fez as alianças que sustentavam o governo de Goulart, enfraquecer e o golpe se instalou derrotando a alternativa de desenvolvimento econômico-social e político que era por fim ao latifúndio, as exclusões das forças populares e o estado excludente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com