TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Surgimento Da Sociologia

Monografias: O Surgimento Da Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 2

O Surgimento da Sociologia

O surgimento da sociologia no século XIX decorreu da necessidade dos homens de compreender os inúmeros problemas sociais que estavam aparecendo em razão da industrialização iniciada no século XVIII. As sociedades europeias depararam, no século XIX, com estruturas sociais mais complexas, que se desenvolveram em torno da nova realidade industrial. Os problemas advindos dessa súbita mudança avolumaram-se, constituindo-se em assunto abordado nos meios intelectuais, os quais passaram a formular várias hipóteses para explicar a situação.

As disciplinas existentes apresentavam instrumental insuficiente para explicar os novos fenômenos sociais. Surgindo a necessidade de uma nova ciência, para, utilizando-se do instrumental das ciências sociais naturais e exatas, tentar explicar a realidade. Constitui-se assim a sociologia, em seu início, com o objetivo específico de estudar sistematicamente o comportamento social dos grupos e as interações humanas, bem como os fatos sociais que geram e sua inter-relação.

A sociologia consolidou-se ao longo do tempo como um dos ramos das ciências humanas, pois surgiram inúmeras ciências para estudar cada dimensão do social, aprofundando o conhecimento específico de determinadas relações sociais. No entanto, a sociologia permanece como a única que tem como tema central de estudo as interações sociais propriamente ditas.

Outras disciplinas podem estudar aspectos sociais da vida do homem; entretanto, nenhuma apresenta como tema particular e específico o fato social no seu todo. Para o sociólogo, o fato social é estudado não porque é econômico, jurídico, político, turístico, educacional ou religioso, mas porque todos ao mesmo tempo são sociais, independentemente da especificidade de cada um, embora esta permita que possam ser abordados por disciplinas específicas.

A vida dos seres humanos apresenta, assim, várias dimensões: econômica, jurídica, política, moral, religiosa etc., que ocorrem e se desenvolvem durante a existência social do homem, ou seja, quando os seres humanos estão interagindo uns com os outros. São essas interações, independentemente do aspecto que possam assumir, que são o objeto central de estudo da sociologia.

Fonte consultada: Dias, Reinaldo (2010), Introdução à Sociologia, 2º ed, São Paulo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com