TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Surgimento Da Sociologia

Exames: O Surgimento Da Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 3

 Pesquise sobre o surgimento da sociologia.

A sociologia é o resultado de uma tentativa de compreensão de situações sociais radicalmente novas, criadas pela então nascente sociedade capitalista. A trajetória desta ciência tem sido uma constante tentativa de dialogar com a civilização capitalista, em suas diferentes fases.

Na verdade, a sociologia, desde o seu inicio sempre foi algo mais do que uma mera tentativa de reflexão sobre a sociedade moderna. Suas explicações sempre mantiveram intenções praticas, um forte desejo de interferir no rumo desta civilização. Se o pensamento cientifico guarda uma correspondência com a vida social,na sociologia esta influência e particularmente marcante.os interesses econômicos e políticos dos grupos e de classes sociais,que na sociedade capitalista apresentam-se de forma divergente,influenciam profundamente a elaboração do pensamento sociólogo.

A sua formação constitui um acontecimento complexo para o qual concorrem uma constelação de circunstância históricas e intelectuais, e determinadas intenções praticas. O seu surgimento ocorre num contexto especifico, que coincide com os últimos momentos da desagregação da sociedade capitalista.

O século XVIII constitui um marco importante para á historia do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia. As Transformações econômicas, políticas e culturais que se aceleram a partir dessa época colocarão problemas inéditos para os homens que experimentavam mudanças que ocorriam no ocidente europeu. A dupla revolução que este século testemunha –a industrial e a francesa –constituía dois lados de um mesmo processo ,qual seja, a instalação da sociedade capitalista.A palavra sociologia apareceu um século depois por volta de 1830,mas são os acontecimentos desencadeados pela dupla revolução que a precipitam e tornam possível.

A revolução industrial significou algo mais que a instalação as maquina a vapor e dos sucessivos aperfeiçoamentos dos métodos produtivos,ela representou o triunfo da industria capitalista; capitanea pelo empresário capitalista que foi pouco a pouco concentrando as maquinas,as terras e as ferramentas sob o seu controle,convertendo grandes massas humanas em simples trabalhadores despossuídos.

A transformação da atividade artesanal em manufatureira e, por ultimo, em atividade fabil, desencadeou uma maciça emigração do campo para a cidade,assim como engajou mulheres e crianças em jornada de trabalho de pelo menos doze horas,sem férias e feriados, ganhado um salário de subsistência.

As Consequências da rápida industrialização e urbanização levadas a cabo pelo sistema capitalista foram tão visíveis quanto trágicas: Aumento assustador da prostituição, do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade da violência, de surtos de epidermia de tifo e cólera que dizimaram parte da população.

As manifestações de revolta as diversas fases, como a destruição das máquinas, atos de sabotagem e exploração de algumas oficinas, roubos e crimes, evoluindo para a criação de associações livres, formação de sindicatos etc. A consequência desta crescente organização foi a de que os “pobres” deixaram de se confrontar com os ricos,mas uma classe especifica , a classe operária,com consciência de seus interesses,começava a organizar-se para enfrentar os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com