TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO DA PROBLEMÁTICA SOCIAL NO MUNICIPIO DE COARI-AM E A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES SOCIAIS.

Artigos Científicos: DIAGNÓSTICO DA PROBLEMÁTICA SOCIAL NO MUNICIPIO DE COARI-AM E A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES SOCIAIS.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  1.860 Palavras (8 Páginas)  •  876 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

ANTONIA MARCIA DE SOUZA RODRIGUES

DIAGNÓSTICO DA PROBLEMÁTICA SOCIAL NO MUNICIPIO DE COARI-AM E A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES SOCIAIS.

COARI-AM

2013

ANTONIA MARCIA DE SOUZA RODRIGUES

.

DIAGNÓSTICO DA PROBLEMÁTICA SOCIAL NO MUNICIPIO DE COARI-AM E A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES SOCIAIS.

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPA – Universidade Norte do Paraná, para inquisição de notas no 6° semestre.

Orientador: Amanda Boza, Clarice da Luz, Rosane Malvezzi e Valquíria Caprioli.

COARI-AM

2013

SUMÁRIO

1. Introdução ...................................................................................... 04

2. Desenvolvimento ........................................................................... 05

3. Considerações Finais ..................................................................... 09

4. Referêcias Bibliograficas ................................................................ 10

1. INTRODUÇÃO

O referido trabalho consiste na elaboração de um diagnóstico social no Municipio de Coari, onde mostra os principais indicadores sociais que representam o Índice de Desenvovimento Social – IDH na educação, na expectativa de vida, renda e saúde. E a produção de um texto onde destaca a importância dos indicadores sociais para a construção da politicas sociais com enfoque na politica de educação e como os resultados dos indicadores sociais são fundamentais para o serviço social.

Assim o trabalho é constituído por justificativa, desenvolvimento, conclusão e bibliografia. Objetivando proporcionar a reflexão da realidade de Coari, através do diagnóstico da problemática social no município e a importância dos indicadores sociais frente às construções das Políticas Sociais.

Indicadores sociais servem exatamente para orientar a formulação de programas sociais e políticas públicas de modo a oferecer á população aquilo de que ela realmente necessita e para indicar se o que foi implantado tem apresentado os resultados pretendidos. É possível pensar que a avaliação de um programa possa se dar mediante observação, apenas, mas se essa observação não for orientada de forma precisa, também ela não pode cumprir seu objetivo. E, nesse caso, estaremos perdendo muito mais do que tempo e entusiasmo, estaremos perdendo dinheiro público, gerado por e para a população.

2. DEVENVOLVIMENTO

2.1 Diagnóstico Social no Município de Coari.

Coari é um municípiobrasileiro do interior do estado do Amazonas, região Norte do país. Na área territorial do município, localiza-se a plataforma da Petrobrás de Urucu, onde se extrai petróleo e gás. No local foramconstruídos gasodutos quem levam gás até Manaus e Porto Velho.

Os dados a seguir foram os únicos disponibilizadospelo município que é no período 1999-2011.O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Coari apresentou significativomelhora. Em 1999 o IDH municipal correspondia a 0, 438 passando em 2011 para 0, 627.

A variação positiva nos índices de atendimento na área educacional e na renda per capita municipal, foram os fatores que mais contribuíram para que o IDH municipal apresentasse, no período 1991-2011, significativa melhoria. Entre 1999 e2011 o IDH educação passou do índice 0,405 para 0,672 e o de renda per capita doíndice 0,287 para 0,507. Mas, em termos da análise social, a leitura da evoluçãodesses indicadores, sobre tudo o relativo a renda per capita, não deve levar aequívocos na análise. A evolução no atendimento educacional, considerando comofundamental para a inserção e acesso dos sujeitos a serviços e oportunidades dereprodução social (trabalho) por si só pode ser considerado como um avanço social.Entretanto, no que tange a renda per capita, a situação pode até ser inversa. Umaumento no PIB per Capita, médio, não significa, pari passu, distribuição de renda. Ocaso de Coari é exemplar, o aumento do PIB per Capita está diretamente associadoà produção de petróleo e gás na bacia de Urucu. Entretanto, isso não significa queocorreu ao mesmo tempo distribuição de renda.

O índice relativo à longevidade apresentou no período 1999-2011, crescimento expressivo. Os 0,5 pontos de acréscimo em relação a 1999 significaram em média, o acréscimo de 6,76 anos na expectativa de vida, ou seja, a esperança de vida em 1991 era igual a 60,4 anos em 2011 passou para 67,16 anos. Esse crescimento na expectativa de vida, pelo menos em tese, está associada a ações na área de saúde pública, tais como, controle de doenças endêmicas, vacinações e campanhas de cuidados pessoais.

Outro indicativo, é relativo a melhoria nosistema de saúde do município é representado pela queda na taxa de mortalidadeinfantil. Em 1999, para cada 100 crianças nascidas vivas, morriam 61,77. Em 2011para cada 1000 nascidos vivos morriam 39,16, ou seja, uma redução de 22,61mortes para cada 1000 nascidos vivos serão alteradas em função da instalação doaterro.

Os dados relativos às questões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com